16 plantas recomendadas pela NASA para purificar o ar da casa

Para essa pesquisa, eles consideraram os principais poluentes como amônia, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno

As plantas não servem apenas para a decoração da sua casa, mas também ajudam a purificar o ar do ambiente. Um estudo da NASA indicou 16 plantas que são capazes de absorver toxinas em ambientes fechados, ou seja, que conseguem purificá-lo e que podem ser acomodadas em um espaço pequeno dentro de casa.

Isso porque, como todos sabem, durante o processo de fotossíntese, elas absorvem a luz solar e os gases do ambiente, principalmente o dióxido de carbono, CO², através de poros presentes em suas folhas e raízes para convertê-los em energia. No entanto, as plantas não absorvem apenas o CO2. Pesquisas revelaram que elas também são capazes de capturar outros materiais do ambiente, como os COVs, compostos orgânicos voláteis.

Para essa pesquisa, eles consideraram os principais poluentes como amônia, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno. Veja como cada uma das 16 plantas seguintes ajudam a purificar o ar:

1. Antúrio

Reprodução/Pinterest

Essa planta é indicada para filtrar a amônia, que é bem comum em produtos de limpeza e é ideal para você ter na sua cozinha e banheiro.

2. Crisântemo

Reprodução/Pinterest

Apesar desta flor precisar de mais cuidados e de luz e calor, ela ajuda a filtrar a amônia, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno.

3. Dracena de Madagascar

Reprodução/Pinterest

Essa planta precisa de muito sol e não resiste a temperaturas baixas, e é indicada para filtrar substâncias como benzeno, formaldeído, tricloroetileno e xileno.

4. Espada-de-São-Jorge

Reprodução/Pinterest

Uma planta que é fácil de cuidar e não exige muitos cuidados. Ela é capaz de filtrar substâncias como benzeno, metanal, tricloroetileno, tolueno e xileno.

5. Ficus

Reprodução/Pinterest

Normalmente usada em ambientes externos, ela é perfeita para colocar dentro de casa também, pois elimina poluentes como o benzeno, o formaldeído e o tricloroetileno.

6. Gérbera

Reprodução/Pinterest

Essa flor precisa de muito sol, por isso, coloque ela sempre em um local com bastante luminosidade. Além de liberar bastante oxigênio, ela filtra substâncias como o formaldeído, tricloroetileno, xileno.

7. Hera Inglesa

Reprodução/Pinterest

Perfeita para ambientes bem secos, pois ela umedece o ar, ela também é capaz de absorver quase todos os poluentes.

8. Jiboia

Reprodução/Pinterest

Uma planta super eficaz na absorção de benzeno, formaldeído e xileno, ela vive bem em ambientes com baixa incidência solar.

9. Lírio-da-Paz

Reprodução/Pinterest

Ideal para ambientes com a temperatura acima dos 18°C, é capaz de filtrar poluentes como benzeno, formaldeído, tolueno, tricloroetileno e xileno. Se ingerida, pode ser tóxica.

10. Liríope

Reprodução/Pinterest

Essa planta ajuda a remover a amônia, o formaldeído e o xileno do ambiente.

11. Palmeira-bambu

Reprodução/Pinterest

Essa planta é perfeita para ficar ao lado de armários por absorver compostos liberados por tecidos, como o formaldeído e o xileno.

12. Palmeira-ráfis

Reprodução/Pinterest

Como elimina substâncias presentes em produtos de limpeza, como a amônia, o formaldeído e o xileno, é indicada para ambientes como área de serviço, banheiro e cozinha.

13. Planta Aranha

Reprodução/Pinterest

Recomendada para ambientes com sombra, ela absorve elementos como benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno.

14. Samambaia-americana

Reprodução/Pinterest

Fácil de cuidar, filtra poluentes como benzeno, formaldeído e xileno.

15. Samambaia Kimberly

Reprodução/Pinterest

Requer mais cuidados do que a outra e elimina elementos como o formaldeído e o xileno do ar.

16. Tamareira-anã

Reprodução/Pinterest

Ela pode tomar sol e consegue filtrar o xileno proveniente da fumaça de cigarros e dos escapamentos dos automóveis, sendo uma ótima opção para deixar na entrada de casa.

Mais notícias