11 anos de #BereniceDay: relembre um dos primeiros memes do Brasil

Vídeo com a atriz leila Lopes viralizou em 2007 e até hoje é lembrado com seus bordôs icônicos

Há 11 anos atrás nascia uma lenda dos memes brasileiros. O Berenice Day foi criado em 2007, quando um vídeo da já falecida atriz Leila Lopes narrou uma incrível ‘aventura na estrada’, que depois de um acidente, a levou à beira da morte.

Intitulado de ‘Leila Lopes: No limite da Morte’, o vídeo, que era uma participação da atriz num programa de TV, viralizou, ganhou mais de 1 milhão de visualizações, tornou-se um dos memes clássicos da internet brasileira e deu aos internautas vários bordões que até hoje aparecem nas redes sociais.

O nome ‘Berenice Day’ surgiu porque a aventura narrada é, na verdade, um acidente automobilístico que ocorreu no dia 19 de Dezembro de 1999 – conforme contou LeiLo, apelido da estrela de Rei do Gado (1996), após sua entrada dramática apenas com sua silhueta.

Na ocasião do acidente, ela estava com a então amiga e empresária Berenice Lamônica – daí o “Berenice”: LeiLo estava dirigindo quando “tudo começou a girar e girar e girar e girar” e ela disse com o ápice de sua dramaturgia a frase: “Berenice, segura que nós vamos bater”. Veja a obra da televisão brasileira abaixo:

Apesar dos bordões memoráveis e cômicos, o acidente grave fez com que a atriz quebrasse 7 vértebras e teve que parar de fazer a novela em que estava trabalhando. Depois da recuperação, LeiLo agradeceu à Deus e aos anjos pelo seu resgate. “É esse Deus que me tirou dali. São esses anjos ‘essesjesuscristomermão’ que me tirou dali e UM BOM CARRO, também, se eu tivesse um fusquinha desses que tem que empurrar, me desculpem os fusquinhas, acho ótimo”.

“Berenice, segura… Nós vamos bater”

Apesar de toda a repercussão gerada após ‘No Limite da Morte’, Leila Lopes teve um final trágico. Sofrendo muito com depressão, a atriz se matou aos 50 anos, em seu apartamento no Morumbi, em São Paulo, em 2 de dezembro de 2009, dois anos após seu testemunho de quase-morte viralizar.

A amiga, Berenice Lamônica, faleceu em julho deste ano aos 68 anos em decorrência de complicações de uma gripe H1N1. O fato torna este o primeiro BereniceDay comemorado sem a presença de ambas protagonistas do meme memorável.

Mas, até hoje, internautas e sites especializados em ‘subcelebridades’ comemoram o ‘Berenice Day’, sempre no dia 19 de Dezembro. O vídeo chegou até a ser referência no gibi da Turma da Mônica Jovem, de Maurício de Souza. No Twitter, alguns usuários prestaram suas homenagens:

Mais notícias