MidiaMAIS / TV & Novela

Tomou juízo? Globo devolve a Salve-se Quem Puder o que colocou em Tititi; entenda

Desde que voltou ao ar em 22 de março, “Salve-se Quem Puder” teve um elemento importante retirado de sua edição: o efeito de fim de capítulo. Simbólico e importante para dar o clímax necessário no final dos episódios, injustificavelmente, a Globo cortou o “congelamento” na reapresentação do material que foi ao ar ano passado. Como […]

João Ramos Publicado em 31/03/2021, às 15h57 - Atualizado às 16h20

Arte que encerra os capítulos de "Salve-se Quem Puder" (TV Globo)
Arte que encerra os capítulos de "Salve-se Quem Puder" (TV Globo) - Arte que encerra os capítulos de "Salve-se Quem Puder" (TV Globo)

Desde que voltou ao ar em 22 de março, “Salve-se Quem Puder” teve um elemento importante retirado de sua edição: o efeito de fim de capítulo.

Simbólico e importante para dar o clímax necessário no final dos episódios, injustificavelmente, a Globo cortou o “congelamento” na reapresentação do material que foi ao ar ano passado.

Como se não bastasse tamanha contradição, os editores responsáveis pela novela fizeram uma nova vinheta de intervalo mal editada, em que a música já entra cortada. Detalhe: essa vinheta foi criada para os capítulos reprisados, sendo que a novela tinha outras, com uma trilha diferente, e não estão sendo usadas. Todas as demais novelas no ar não tiveram vinhetas de intervalo refeitas.

Tamanho relaxismo com o que transmitem acontece desde o início da pandemia, quando todos os horários foram dominados por reprises. Mas assusta, principalmente, a edição porca com um folhetim exibido ano passado e que ainda terá capítulos inéditos.

O congelamento de “Salve-se Quem Puder” não é nada discreto e sua falta foi sentida desde a reestreia no dia 22. Internautas perceberam e imediatamente reclamaram, sem sucesso até então:

Privilegiada?

Curiosamente, “Ti ti ti”, folhetim de 2010 que estreou segunda (29) no “Vale a pena ver de novo”, teve seu efeito de fim de capítulo preservado. O zíper fechando a tela na cena final apareceu, e à noite, “Salve-se Quem Puder” (novela inédita) continuou tendo seu efeito cortado.

Tomou juízo? Globo devolve a Salve-se Quem Puder o que colocou em Tititi; entenda
Efeito de fim de capítulo em Tititi (TV Globo)

Milagres acontecem…

Depois de vergonhosamente levar ao ar o congelamento de uma reprise do “Vale a pena” e retirar o da novela das sete inédita de 2020, parece que alguém mexeu os pauzinhos nos bastidores e o efeito voltou a ser exibido nesta terça (30). Foram 7 capítulos – uma semana – de congelamento cortado.

O que ninguém sabe é se esse padrão vai permanecer. Inconstantes, as edições das reprises da Globo estão cada vez mais mal feitas, descaracterizando as obras no ar e transmitindo-as com um relaxismo histórico nunca antes visto na emissora.

Jornal Midiamax