Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Escritor volta a MS depois de 37 anos para o programa Viagem de Bolso

Episódio vai ao ar nesta sexta-feira (10)

A  mesma Bela Vista que foi palco da pior derrota do Brasil contra o Paraguai, durante a guerra, pela batalha de Nhandipá é tema do segundo episódio do programa Viagem de Bolso, apresentado pelo escritor e roteirista Reinaldo Moraes. A cidade é mostrada pela ótica do livro “Curva de Rio Sujo” do cuiabano radicado em São Paulo Joca Reiners Terron, de 50 anos, que lá morou por dois anos.

Viagem de Bolso - Joca e Reinaldo em Bela Vista. | Foto: Divulgação
Joca e Reinaldo em Bela Vista. | Foto: Divulgação

A literatura é o ingrediente amarra cada um dos 13 episódios da série que visita localidades diferentes do Brasil. Viagem de bolso é um redescobrimento do país através dos livros. E para desvendar Bela Vista, o programa levou Joca à cidade depois de 37 anos. Os outros locais visitados são Salvador (BA), Manaus (AM), Campinas (SP), Pampas Gaúchos, São Paulo (SP), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG).

Lugar intacto

Filho de bancários, Joca contou ao MidiaMAIS que morou em diversas cidades da região Centro-Oeste e, dos 11 aos 13 anos – na virada dos anos 70 para os 80 -, viveu em Bela Vista. Apesar de seus pais terem retornado à cidade para visitas, Joca nunca desejou retornar.

Foto: Divulgação

“Por muitos anos minha família voltou e eu ficava em casa. Queria preservar aquela cidade na lembrança, não queria vê-la diferente. Dessa vez aceitei e foi surpreendente voltar pra um lugar que continuava intacto. Imaginei que estaria tudo diferente, mas está tudo absolutamente igual, parece ter sido esquecida pelo tempo. Isso foi impactante.”

O motivo para manter tudo isso guardado foram os dias vividos. “Para uma criança foi muito divertido, embora a violência. O Rio Apa, um pequeno, estreito, dá pra nadar. Nadei muito nele. Eu descia de boia de trator por quilômetros no rio quando era moleque”, relembra.

Além disso, há um fator muito importante que o liga à Bela Vista, seu primeiro amor, que acabou se tornando personagem importante em dois de seus livros. “É uma figura indígena”, conta. Basano La Tatuada aparece no filme “Não devore meu coração”, rodado em Bela Vista, com Cauã Reymond, que foi baseado nos contos do livro de Joca, “Curva de Rio Sujo”.

Viagem de Bolso - Joca Reiners Terron | Foto: Divulgação
Joca Reiners Terron | Foto: Divulgação

A Viagem de Bolso por Bela Vista

Como guia de Reinaldo, Joca revisitou as duas casas onde morou, a escola onde estudou e outros locais. “A primeira casa onde vivemos ficava um pouco afastada. Até hoje é rua de terra. A cidade é perdida no tempo, esquecida pela geografia, nada parece acontecer ali. Tem  esse passado violento que se une ao presente. É um lugar bonito, mas tem uma grande violência oculta”, define.

O segundo episódio de Viagem de Bolso filmado em Bela vista vai ao ar nesta sexta-feira (10), às 20h do horário local, com reapresentação no domingo (12), às 21h30 do horário local, pelo CineBrasilTV – canal 157 da Sky e, em Dourados, canal 56 da Blue TV.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...