Primeira edição do Prêmio Campo Grande ao Teatro está com inscrições abertas

Peças teatrais serão selecionadas nas categorias “infantil”, “adulto” e “espetáculo de rua”

A Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas, Esporte, Lazer e Promoção Social abriu as inscrições para o 1º Prêmio Campo Grande ao Teatro. A iniciativa busca promover o desenvolvimento das artes cênicas e o reconhecimento dos profissionais.

Conforme divulgado, as inscrições ficarão abertas até o dia 30 de dezembro. Ao todo serão selecionados 12 espetáculos infantis e/ou adulto no formato palco italiano e três de rua para participar do prêmio. Devido às recomendações da Organização Mundial de Saúde () para evitar o contágio do coronavírus, as apresentações serão gravadas e disponibilizadas no site da (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Para o idealizador do prêmio, Espedito Di Montebranco, a proposta é possibilitar a troca entre os artistas e a valorização do trabalho desempenhado no campo-grandense. “Eu sempre achei interessante ter uma premiação para o , sempre gostei disso. Até 2012 eu participei de festivais no Brasil todo e até em outros países, porque eu acredito que a competição saudável da arte em cima do palco, só ajuda no crescimento do artista”, explica.

A premiação tem investimentos do Fom (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), da e prefeitura e apoio da (Universidade Federal de ).

Os espetáculos habilitados se apresentarão no Teatro Glauce Rocha e campus da no período de 17 a 21 de janeiro em horários agendados pela organização do Festival, conforme sorteio. Os artistas poderão utilizar a estrutura disponibilizada pelo Glauce Rocha e contarão com suporte de técnico de iluminação e técnico de áudio contratados pela organização. Após filmados, os vídeos serão postados na página da com acesso livre.

O júri para a escolha dos espetáculos é composto pelos homenageados do prêmio, os artistas Bianca Machado (Corumbá), Emmanuel Marinho (Dourados) e Edilton Ramos (Campo Grande). Na fase de avaliação das apresentações presenciais, além do júri, o evento contará com um representante da e um representante da . A lista completa dos escolhidos pelo júri será divulgada no dia 30 de dezembro de 2020.

Premiação

Os melhores espetáculos teatrais nas categorias “adulto”, “infantil” e “espetáculos de Rua” serão premiados com o valor de R$ 4 mil e um troféu.

Também serão entregues troféus nas categorias “melhor ator”, “atriz”, “texto original”, “cenografia”, “figurino”, “iluminação (criação)”, “Melhor operação de Iluminação”, “Melhor sonoplastia (criação)” e “direção”.

Além disso, um júri popular formado por acadêmicos, artistas e professores das áreas artísticas escolherão os três melhores espetáculos, que receberão um troféu.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Primeira edição do Prêmio Campo Grande ao Teatro está com inscrições abertas
Mais notícias