Consagrada, atriz Chica Xavier morre aos 88 anos após câncer de pulmão

Conhecida por papéis como em 'Sinhá Moça' e 'Renascer', a atriz que foi referência do movimento negro e do teatro faleceu nesta sábado (8)

Morreu na madrugada deste sábado (8) a atriz Chica Xavier, aos 88 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. Ela era casada há 64 anos com o ator Clementino Kelé e, juntos, tiveram três filhos e netos. Ela estava internada no Hospital , na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”, além de ser referência no teatro. Sendo uma das grandes atrizes da dramaturgia brasileira, Chica deixou também um legado de representatividade negra na arte e famosos lamentaram a perda da figura artística tão importante.

Lázaro Ramos deixou um texto emocionado falando sobre a importância da atriz e lembrou trabalhar ao lado dela. “Hoje as lagrimas correm como um Rio. Dona Chica Xavier é uma das pessoas mais especiais que conheci na vida. Quando ainda na eu sonhava em ser ator era ela uma das minhasinspirações. Cheguei ao Rio e tive o privilégio de trabalhar com ela e generosamente como fazia com todos ela me acolheu, me passou ensinamentos, me apresentou a sua linda família, e abriu as portas da sua casa para que eu soubesse que ali onde ela era yalorixa era um lugar de fé e acolhimento”.

“Obrigado Dona Chica por inspirar e se doar como se doou. Obrigado pelo amor e talento que nos ofereceu. Obrigado por ser a prova da possibilidade de um amor duradouro como o seu com Seu Lelé. E obrigado por ser essa presenca nobre que a senhora era em cada aparição na televisão. Pra um jovem sonhador foi o sinal que eu precisava para saber que era possível. Vou chorar muito, mas também terei a certeza de que a senhora, professor Jorge e professor Jaime Sodré estarão cumprindo as suas funções de ancestrais, cuidando de nós e nos inspirando. Axé Mãe Chica”.

Assim como Lázaro, Taís Araújo postou uma foto de Chica nas redes e falou sobre ela, destacando um abraço para a família. “O céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos. Salve a rainha Chica Xavier! Que Deus conforte seu companheiro por mais de 60 anos, o senhor Clementino Kelé, seus netos @luaxavier, @ernestoxavier e toda a família de sangue e de santo, além de todos nós, admiradores dessa rainha”, escreveu.

“Que tristeza, perdemos mais uma estrela. Obrigada por todas as portas abertas, Dona Chica! Inspiração! Meu respeito e sentimentos à toda família”, escreveu a atriz Érika Januza, destacando a maneira como Chica abriu caminhos para atores negros na televisão.

Consagrada, atriz Chica Xavier morre aos 88 anos após câncer de pulmão
Mais notícias