Órgãos de Gugu foram retirados e serão doados para 50 pessoas

A doação de órgãos era um desejo do apresentador quando ainda vivo

Todos órgãos do apresentador Gugu Liberato, falecido na última sexta-feira (22), serão doados para pacientes americanos. A cirurgia para a retirada de órgãos de Gugu foi concluída neste domingo (24), de acordo com informações da assessoria de imprensa do apresentador. O procedimento durou mais de 6h e foi iniciado na noite de sábado (23). Atendendo a uma vontade de Gugu, todos os órgãos serão doados.

A assessoria informou ainda que os familiares de Gugu questionaram a equipe médica sob a possibilidade de que algum órgão fosse doado para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém, foi informado que não seria possível devido à distância e o tempo de conservação. A doação deve beneficiar cerca de 50 pessoas.

Antes do início da cirurgia foi realizada uma cerimônia com presença da equipe do hospital e os familiares do apresentador. Na ocasião, os médicos leram o seguinte texto:

“Momento de honra, neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas. Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida. Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos. Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro. Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”.

Os familiares de Gugu elaboraram uma carta escrita em primeira pessoa falando sobre o desejo do apresentador de doar seus órgãos.

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade. Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver. Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos. Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.

Gugu”.

Gugu Liberato faleceu nesta sexta-feira (22), aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado divulgado nesta sexta pela família, Gugu “sofreu uma queda acidental de uma altura de quatro metros [na quarta-feira] quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado no sótão” de sua casa em Orlando.

Na quinta-feira (21), chegou a ser divulgado que ele caiu ao preparar a decoração de Natal, informação que não foi confirmada posteriormente. Após a queda, o apresentador bateu a cabeça em uma quina. No momento do acidente ele estava acompanhado de Rose Miriam, com quem tem três filhos.

Mais notícias