Danilo Gentili é condenado a 6 meses de prisão e pede ajuda para Moro

Humorista foi detido por injúria contra deputada do PT

Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de detenção em regime semiaberto pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, segundo a Rádio Jovem Pan, por crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT). A sentença foi decretada nesta quarta-feira (10) pela juíza Maria Isabel do Prado. O humorista e apresentador do SBT poderá responder ao crime em liberdade.

O caso ocorreu em março de 2016, quando Gentili publicou um vídeo de Maria do Rosário. De acordo com a juíza, ele injuriou a deputada “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe alcunha ofensiva, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”. Na ocasião, o apresentador do The Noite do SBT, chamava a deputada de “falsa”, “nojenta” e “cínica”.

Procurada pela Jovem Pan, a defesa de Gentili alega que ele não teve a intenção de atacar a deputada petista, mas a alegação foi rejeita pela juíza do caso. Na sentença, a magistrada ainda afirma que “se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscar a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito”, frisou.

A sentença afirma que existe direito de expressão, mas que neste caso Danilo Gentili passou dos limites com a falta de ética: “Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de ‘p*ta’”, escreveu a magistrada na sentença.

O humorista fez declarações em sua conta do twitter sobre a sentença na última quarta-feira. “Não me levem cigarros, me levem charutos”, ironizou ele em post publicado no Twitter. “Pô, Sérgio Moro, me ajuda aí, irmão. Fico devendo uma”, escreveu em outra mensagem enviada diretamente ao ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Em sua conta no instagram, o Danilo publicou uma charge na qual está algemado e sendo condenado pelo crime de injúria com a legenda: “Ei @_mariadorosario por favor me ajude. Prender não adianta nada. Sou apenas uma vítima da sociedade”.

Mais notícias