Chá Acadêmico da Academia de Letras aborda literatura do vinho

Palestra interativa será ministrada pelo escritor, médico e sommelier Ewerton Carvalho

O evento ‘Chá Acadêmico’, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, aborda nesta edição à literatura dos vinhos e sua história, em bate-papo interativo com o médico, escritor e sommelier Ewerton Carvalho. Com um tema para os amantes desta bebida sacra, presente na história da humanidade, o evento cultural acontece em 26 de setembro, às 19h30, na sede da ASL – considerada a mais representativa entidade literária do Estado.

Entre os assuntos a serem abordados, Ewerton descreve a relação íntima de grandes autores e homens históricos com o vinho. “Não há como dissociar o homem do vinho, pois ele esteve presente como parceiro, como coadjuvante e às vezes até como personagem central de temas da história e da literatura”, adianta o palestrante. “Surgido envolto na bruma da magia, do mistério e do sacro, o vinho é uma bebida única devido à sua origem”, complementa.

Antes da palestra, o Chá Acadêmico será aberto por breves apresentações artísticas especialmente selecionadas, compondo um evento eclético e abrangente – na pauta de abertura desta edição haverá performances de declamações temáticas com nomes ilustres desta arte, como Aloísio Soares e Evandro Walker, e também especial apresentação de música clássica com o Duo de Cello A2, formado pelos solistas Marcelo Geronimo e Henrique Lucena, que integram a Orquestra Sinfônica de Campo Grande.

Este é o objetivo da Academia conforme seu presidente, o escritor Henrique de Medeiros: “buscamos a diversificação dos temas, sempre em consonância com os desígnios da literatura. E falar sobre vinhos e sua relação com a história é sempre um assunto agradável e interessante”, finalizou. Já o secretário-geral da ASL, escritor Rubenio Marcelo, à frente da Comissão responsável pela definição de pautas e organização do Chá Acadêmico, destaca o tema da palestra, lembrando que ao longo dos tempos o vinho tem sido também explorado em prosas e versos significativos da literatura, como estes de Fernando Pessoa: “não só vinho, mas nele o olvido, deito na taça: serei ledo, porque a dita é ignara”.

Ewerton Carvalho nasceu em Natal (RN) e estudou cardiologia no Rio de Janeiro, onde morou por 25 anos. Radicado em Campo Grande, é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-MS), com dois romances publicados: “O Primeiro Vampiro” (Ed. Novo Século, 2015) e “Sherlock Holmes em a Maldição do Rochedo” (Ed. Chiado, 2019). Além de palestras, também participa de eventos com degustação de vinhos e harmonização gastronômica.

A Academia

Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Integrando um dos tradicionais programas da entidade, o evento ‘Chá Acadêmico da ASL’ acontece a cada última quinta-feira de cada mês, congregando acadêmicos, seus familiares e público em geral, sempre gratuito e com um convidado de destaque.

Serviço

Chá Acadêmico da ASL
“Vinho – História & Literatura”
Quando: 26 de setembro, às 19h30
Onde: Auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco.
Quanto: Gratuito

Mais notícias