17ª Semana Nacional de Museus será lançada nesta terça-feira em Campo Grande

Abertura acontece às 19h na Plataforma Cultural

Acontece nesta terça-feira (14) a abertura oficial da Semana Nacional de Museus em Campo Grande. A 17ª edição do evento nacional promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, iniciou na última segunda-feira (13) e dura até o domingo (19). Serão realizadas mais de 3 mil atividades, reunindo 1.114 instituições.

Em Mato Grosso do Sul, o evento é realizado com a parceria de Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), da Prefeitura de Campo Grande. A abertura terá início às 19h na Plataforma Cultural.

Na ocasião, também, que ocorre o lançamento da Cartilha “Conceitos de Patrimônio Cultural Campo Grande-MS” e do vídeo-documentário “Imagens para a História”, que conta a história de Campo Grande por meio de seus edifícios, espaços públicos e bens tombados. Esse material é fruto de uma ação compensatória do Ministério Público à empresa Drogasil pela demolição do imóvel conhecido como “Vai ou Racha”.

Para o lançamento municipal acontece também a apresentação musical do Grupo Aves Pantaneiras, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e a instalação artística “A Arte Transforma”, organizada pelo professor Roberto Figueiredo.

Para a Secretária Melissa Tamaciro, responsável pela Sectur, a divulgação deste material fortalece as ações relacionadas à Educação Patrimonial. “É interessante para que estudantes, comerciantes, empresários e a população em geral valorizem o Patrimônio como elemento de cultura, exploração de potencial turístico e incentivo ao desenvolvimento econômico da cidade”, pontua ela.

Instituições inscritas

Mato Grosso do Sul possui 65 instituições inscritas no Sistema Estadual de Museus, sendo que 30 delas participam da Semana. Além de Campo Grande, acontecem atividades também nos municípios de Caarapó, Corumbá, Coxim, Maracaju, Nova Andradina e Porto Murtinho.

O Museu José Antônio Pereira (JAP), localizado no Jardim Monte Alegre, foi a sede da Fazenda Bálsamo, de Antônio Luiz, filho de José Antônio Pereira, fundador da cidade. É um lugar emblemático por conservar a imagem do nascimento da Capital e mostrar aos visitantes cenários e objetos da época. Por conta disso, recebe também programação na Semana dos Museus no dia 17 de maio, às 14h.

No ano passado, 5 mil pessoas visitaram o Museu José Antônio Pereira, sendo turistas de 30 municípios do interior, além de visitantes vindos de outros estados brasileiros, principalmente de Minas Gerais, por conta de José Antônio ter origem mineira, e mais de 13 países da América Latina e Europa.

A 17ª Semana Nacional de Museus conta com atividades culturais no Memorial da Cultura Indígena, no dia 16 de maio, às 14h. A Plataforma Cultural fica na Avenida Calógeras, 3015.

Mais notícias