MidiaMAIS / Culinária

Com tereré, guavira e soja, empresário cria cerveja artesanal com ingredientes de MS

Inspiração, no quintal de casa, fez empresário criar cerveja com sabores de produtos da região

Karina Campos Publicado em 07/04/2021, às 10h14

Cerveja com sabor de soja, Soy Bier
Cerveja com sabor de soja, Soy Bier - (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos as cervejas artesanais viraram ‘moda’ em Campo Grande. Pensando em sabores de ingredientes típicos de Mato Grosso do Sul, o empresário Felipe Zuffo dicidiu crirar cervejas que levam tereré, guavira e até soja da região de São Gabriel do Oeste.

Foi observando o quintal de casa que o produtor passou a estudar sobre os sabores regionais. Dono da cervejaria Moagem, ele optou em aumentar as opções no cardápio. A soja é selecionada pelo próprio pai, o agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, que juntos fecharam parceria e já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês.

 “Os países mais desenvolvidos tiveram cerveja como um elemento diário na vida das pessoas, e regional. As receitas eram baseadas nesse regionalismo. Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. Desde o começo somos inspirados pelo regionalismo da cerveja, e investimos em ingredientes locais. A soja chega da mesma forma, por sermos um estado onde essa cultura é muito explorada”, disse.

O presidente da Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS), André Dobashi, ressalta que a criação valoriza os produtos e a produção local. “A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinha, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico, entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, explica.

Jornal Midiamax