Receita de Pão de leite em pó com 3 ingredientes

Fit, fácil, prática e que você pode fazer em casa!

O pão de leite sem farinha é uma das mais recentes tendências da alimentação fit. Você sabia que é possível preparar um pão de leite fofinho sem glúten e sem leite líquido? Esta receita de pão de leite em pó com 3 ingredientes é ótima para quem cuida da alimentação.

Para quem não pode consumir trigo por motivos de doença celíaca e também para quem simplesmente não tem em casa todos os ingredientes para o preparo de pão de leite tradicional, esta receita é uma ‘mão na roda’. Nesta receita vai somente ovo, leite em pó e maizena. Se preferir, pode substituir a maizena por mais um pouco de leite em pó e assim você conseguirá um pão de leite de somente 2 ingredientes! Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 xícara de leite em pó
  • ¼ xícara de maizena (amido de milho)
  • 1 colher de sopa de fermento químico (opcional)

Modo de Preparo

Separe as gemas das claras, reserve duas gemas e bata as claras de ovo na batedeira até firmarem. Depois coloque as 2 gemas e bata até incorporar bem (neste receita só usamos 2 gemas de ovo, pode reservar as restantes para usar noutras receitas).

Dica: Adicione uma pitada de sal nas claras de ovo, para bater mais facilmente. Para evitar o cheiro e gosto de ovo você pode passar as gemas de ovo por uma peneira, de modo a filtrar a película delas.

Em seguida adicione o leite em pó e a maisena e bata até misturar bem. Pode fazer isso na tigela, com a ajuda de um fouet ou espátula, em movimentos suaves para não perder o ar das claras. Dica: Se quiser pode substituir a maisena por mais 3 colheres de sopa de leite em pó.

O resultado dessa mistura para pão sem glúten será uma massa mole, semelhante a massa de bolo. Para garantir que a massa fica bem firme depois de assar, se quiser coloque também o fermento e mexa somente até misturar. Depois reserve a mistura por 5 minutos, para ficar mais firme.

Dica: Pré-aqueça o forno nos 200ºC, com calor em cima e em baixo.

Coloque a massa numa forma de pão pequena e untada ou em forminhas de muffin untadas ou forradas com papel manteiga. Esta receita rende 4 porções. No entanto, se você quiser, pode dobrar os ingredientes e preparar um pão maior.

Leve para assar no forno alto (200ºC) por 10-15 minutos ou até a massa crescer e dourar por cima. Depois desligue o fogo, deixe o pão no interior por uns 5 minutos e retire. Desenforme em seguida, para a massa não ficar úmida, e deixe em uma grelha de resfriamento. Sirva em seguida.

Receita de Pão de leite em pó com 3 ingredientes
Mais notícias