Como fazer em casa um pão francês crocante igual ao da padaria?

Aprenda os segredos dessa receita que faz tanto sucesso entre o café da tarde dos brasileiros

Pão francês, pão de trigo, média, pão de sal, jacó, carioquinha, careca, massa grossa: todas as nomenclaturas, usadas de Norte a Sul do país, chegam ao mesmo pão pequenino de crosta fina, às vezes crocante, e miolo fofo, sem ser elástico. Formado essencialmente por farinha, água, sal e fermento, ele já foi considerado vilã de dietas e caiu em descrédito entre aqueles que embarcaram na onda dos pães de fermentação natural.

Quando bem feito, porém, sua mordida evoca uma afetividade que está marcada na memória e no paladar de muita gente. Vale deixar registrado que o pão francês não é originário da França, é um pão tipicamente brasileiro. Ele surgiu entre os séculos 19 e início do século 20, quando as padarias nacionais tentaram adaptar receitas de pães feitos na França, usando a farinha de trigo branca, que era uma novidade por aqui.

Confira o passo a passo do pão francês crocante abaixo:

Ingredientes

  • 4 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1 colher(es) de sopa de margarina
  • 1 colher(es) de chá de fermento biológico fresco
  • 1 colher(es) de sopa de sal
  • 1 copo(s) americano de água

Modo de Fazer

Bater todos os ingredientes na batedeira, começando pelos ingredientes secos, depois a gordura e, por último, o fermento. Esticar a massa com a ajuda de um rolo de massa. Deixar a massa descansando por volta de 30 a 40 minutos.

Dividir e modelar a massa em bolinhas de 70 gramas. Fermentar a massa em assadeira por volta de 90 a 120 min, ou até que dobre de tamanho. Cortar pestana (corte rápido com uma lâmina inclinada em 45º, pode ser faca afiada ou lâmina de barbear) e assar em forno 220 graus por cerca de 15 minutos.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax

Como fazer em casa um pão francês crocante igual ao da padaria?
Mais notícias