Os benefícios do abacate, alimento que já conquistou o mundo

O abacate, fruto originalmente do México, tem ganhado espaço na alimentação das pessoas

O abacate é a fruta perfeita para quem necessita de um up na dieta sem perder o sabor e o frescor. Esta fruta ‘mágica’ é um alimento completo. Além de ser rico em beta-sitosterol (uma substância que age como um anti-inflamatório natural), tem uma função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, reduzindo ainda os níveis de glicose e cortisol.

O abacate, fruto originalmente do México, tem ganhado espaço na alimentação das pessoas nos últimos anos. Fruto que nasce do abacateiro, tem uma textura cremosa e suave, o que o torna um ótimo ingrediente para pastas, tal como o guacamole, ou até mesmo sobremesas.

Por ter uma pele bastante espessa e dura, conserva-se por si e não necessita de aditivos. Ao juntar o abacate a uma alimentação saudável e variada pode levar até a um controle do peso e do índice de massa corporal.

O abacate é constituído em cerca de 80% por água e fibra e tem um baixo valor se açúcar, comparado com outras frutas, o que o torna um óptimo aliado na regulação intestinal, no controlo da glicemia.

Contém também uma quantidade significativa de gorduras mono e poli-insaturadas que leva ao aumento da quantidade do colesterol bom (HDL) e, juntamente com os anti-oxidantes, minerais e a fibra, potenciam a saúde do coração e a baixa pressão arterial.

Mas atenção, o abacate é um fruto calórico e tal como todos os alimentos deve ser consumido com moderação. Recomenda-se que a dose diária seja meio abacate. Por isso, divirta-se a usá-lo em saladas, torradas e sobremesas! Além de ser perfeito para rotinas de beleza da pele e cabelo.

Ingredientes

  • 1 abacate brasileiro médio (ou 4 avocatos)
  • 1 tomate grande sem sementes
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho bem socados
  • 1 maço de coentro
  • 1 pimenta malagueta sem sementes
  • Suco de 1 limão grande
  • Azeite extra virgem
  • Sal

Modo de Preparo

Amasse o abacate com um garfo, acrescente o alho socado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê.
Pique a cebola, o tomate e o coentro. Pique bem a pimenta.
Acrescente os ingredientes picados ao “purê” de abacate.
Sirva com chips, crackers, tacos, no burrito ou mesmo junto com arroz e feijão.

Mais notícias