5 dicas divertidas para tornar a alimentação das crianças mais saudável

Use e abuse da criatividade para fazer com que os pequenos percam o medo dos legumes

Em muitas famílias, a hora de comer é um sufoco para alimentar os filhos de forma saudável. É comum que recusem legumes e verduras. As recomendações divertidas são bacanas também para aqueles pais que não sabem mais o que fazer para que seus filhos tenham uma rotina alimentar saudável, sem necessidade de desgaste com os pequenos.

Confira 5 dicas para deixar a alimentação das crianças mais fácil:

1.Leve a criança ao mercado para conhecer os produtos (forma, cor, textura, cheiro) antes da preparação. Na preparação de sopas, por exemplo, essa experiência de conhecimento dos alimentos é necessária para que, ao final, por exemplo, as crianças experimentem e tomem a sopa.

2.Faça desenhos no prato com alimentos. Por exemplo, um coqueiro feito de tronco de banana, folhas de kiwi, cortadas em formato de meia lua, e gomos da tangerina para simbolizar a areia. Pode ser feito também um rosto, com cabelo de macarrão, olhos de ovo, nariz de cenoura e boca de vagem.

3. Insira o Suco Verde no cardápio – receita: couve, com suco de laranja ou maracujá, ou a fruta mais preferida pela criançada. Ele se destaca pela quantidade de fibra da couve, um vegetal verde escuro (alimentos ricos em fibra e ferro) geralmente recusado por crianças. Propriedades de couve: rica em minerais como ferro, cálcio, fósforo e de vitaminas como A, C e do complexo B.

4. Introduza alimentos geralmente rejeitados por meio de receitas atrativas. É ideal para criança que rejeita legumes e passa a aceitá-los em forma de doce. Faça um Beijinho de mandioca. Ou o docinho de beterraba “da Barbie”. O vegetal não tem boa aceitação pelas crianças, em geral.

Apesar disso, o diferencial é que ele fica rosa. Bata a beterraba, esprema, fique só o sumo dela. Adicione açúcar mascavo e quinoa em flocos. Propriedades da beterraba: alimento rico em vitamina A que auxilia no bom funcionamento da visão, e vitamina C.

5. Faça receitas saudáveis e gostosas que possam ser preparadas em casa. Como exemplo, temos a barra de cereal de banana feita de banana amassada, aveia em flocos, granola e suco de laranja. Ou bolo integral de baunilha com frutas (qualquer fruta cortada em cubos).

Outra opção é fazer lanchinhos como a bala de gelatina (estilo bala fini, só que sem muito açúcar): dissolva a gelatina incolor na água quente e ponha suco de fruta cítrico para dar mais sabor. Leve à geladeira de um dia para o outro para dar consistência. E a criança ainda pode brincar com a receita, colocando a bala em forminhas.

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