Saiba como preparar uma deliciosa ceia completa de Natal digna de chef de cozinha

Picanha suína e mousseline de chocolate custa cerca de R$ 100

Jingle bells! Às vésperas da comemoração do nascimento de Jesus Cristo começam os preparativos para a Ceia de Natal. A data é a oportunidade de reunir familiares e amigos em volta da mesa de jantar e, para que essa refeição seja inesquecível, o Jornal Midiamax te ajuda a fazer uma Ceia completa utilizando o ingrediente regional preferido dos sul-mato-grossenses: as especiarias de guavira.

A dica da cheff Helen Braz para arrasar nos preparativos e gastar pouco dinheiro é uma deliciosa picanha suína com redução de maracujá acompanhada de mousseline de chocolate belga com café para a sobremesa. O prato serve quatro pessoas e promete arrancar suspiros após a degustação!

Além de ser um menu relativamente rápido, com tempo de preparo de aproximadamente 2 horas e custo de R$ 100, as receitas também são criações exclusivas da cheff. A carne de porco enriquecida com o agridoce do molho de maracujá desperta sabores singulares e vai ser a estrela principal da noite do dia 24 de dezembro.

Ingredientes:

Prato Principal
1 kg de picanha suína com gordura
1 xícara de água
200g de açúcar cristal
200g de maracujá in natura
Ervas desidratadas facilmente encontradas em empórios (cenoura, alho, salsão, lemon pepper, cebola, alecrim e pimentão)
1 pitada de sal
1 cálice de vinho branco
1/2 colher de aroma de fumaça
1 colher de especiarias de guavira

Modo de Preparo:

24 horas antes do preparo, a peça da picanha suína deve ser marinada com o vinho, sal, aroma de fumaça e 1 colher das ervas desidratadas.

Após o tempo de tempero, coloque óleo de soja em uma panela e espere esquentar bem. Quando estiver quente, a carne de porco deve ser selada em todos os lados no óleo para que a peça não perca peso e resseque quando for para o forno.

Prepare a forma com um pouco de água para a carne não grudar no fundo. Assim que selada, a peça deve ser acomodada na forma com a gordura para baixo e tampada com papel alumino ao ser levada para o forno por cerca de 1h em temperatura de 200 graus.

Durante o cozimento, pegue a mesma panela em que a carne foi selada e comece a preparar o molho. No óleo da picanha, acrescente a água, o açúcar, o maracujá, meia xícara das ervas, o sal, o vinho, meia colher de aroma de fumaça e uma colher das especiais de guavira que podem ser substituídas por noz moscada.

Os ingredientes devem ficar no fogo baixo até reduzir e virar um molho grosso. Aproveite o tempo de fogo e prepare a sobremesa.

Sobremesa:

2 colheres de manteiga sem sal
2 colheres de pó de chocolate belga ou 100% cacau
2 colheres de café solúvel granulado
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite UHT

Modo de preparo:

Os ingredientes devem ser misturados em uma panela e levados ao fogo até levantar fervura. Não esqueça de mexer sem parar. Assim que começar a ferver, a receita deve ficar por mais 2 minutos no fogo até o café se dissolver por completo e ficar em ponto de brigadeiro mole. O doce deve ir à geladeira para endurecer por aproximadamente 30 minutos.

Confira o vídeo:

Encomendas

Algumas pessoas preferem evitar a correria dos preparativos para passar mais tempo com os entes queridos. Uma boa opção para economizar e surpreender é encomendar os pratos com chefs que fazem entregas a domicilio nesta época do ano.

Helen Braz conta que cultura de encomendar a ceia está cada dia mais caindo no gosto dos campo-grandenses. A chef oferece um cardápio variado nas festas de fim de ano que vão desde pratos principais, guarnições e até a sobremesa. As encomendas feitas pelo telefone proporcionam uma refeição diferente com toque de chef.

A autodidata explica que adora criar receitas com ingredientes regionais como a guavira. Com a aproximação do Natal e virada de ano os pedidos se intensificam e se tornam garantia de sucesso na mesa do cliente.

“Como profissional eu resgato o amor pela família e coloco esse sentimento nas minhas encomendas. As pessoas têm a ideia de que encomendar prato com uma chef de cozinha é muito caro, mas ao contrário. Os preços são bem acessíveis aos mais variados pratos.”

A integrante do Conselho de Ética da Associação dos Profissionais de Gastronomia de MS também ressalta a importância da culinária afetiva nas pessoas. “É aquele gostinho de comida de vó misturada com a sabedoria de um entendido do assunto,” brinca.

O menu completo com os valores pode ser solicitado através do telefone e Whatsapp (67) 9 9284-1515 ou no 3029-3949. O cliente pode escolher quantos pratos vai querer dentre as 40 opções de saladas, arroz, carnes, maioneses, farofas, cuscuz, rondelli e sobremesa.

 

Mais notícias