Publicidade

De pudim a macarrão, Festival da Bocaiúva traz gastronomia diversificada

Quantos pratos diferentes podem ser criados a partir da bocaiúva? A diversificação da gastronomia é o carro-chefe da segunda edição do Festival da Bocaiúva de Aquidauana, realizado no próximo dia 6 de novembro. De pudim a macarrão, o evento promete oferecer um show de sabores.

E para deixar todo mundo com água na boca, o MidiaMAIS conversou com uma das expositoras, a artesã Maria Santos Calonga, que ensinou a receita do “pudim de bocaiúva”. Então, anote aí:

Ingredientes

3 ovos

1 lata de leite condensado

Duas vezes a mesma medida de leite

10 gotas de assência de baunilha

6 colheres da polpa da bocaiuva ou 8 colheres de farinho de bocaiúva

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, caramelize a forma do pudim com açúcar e leve ao banho maria no forno, por aproximadamente 30 minutos, a 180º.

“Com a polpa o sabor fica ressaltado e dá pra sentir mais o granulado da bocaiúva”, conta Maria. Ela diz que em Aquidauana o pudim é vendido em feiras e na Casa do Artesão. “Aqui é um sucesso, as pessoas gostam muito”, garante a artesã.

O festival terá em média 30 produtos alimentícios feitos com a bocaiúva. Além do pudim, também terá farinha, polpa, bolo, biscoito, pão, milk-shake, macarrão, chipa paraguaia, castanha, entre outros.

Artesanato e show

O Festival da Bocaiúva será realizado na Estação Ferroviária de Aquidauana, cidade distante 140 quilômetros de Campo Grande. O evento começa às 18h, com previsão de acabar às 23h.

Além da gastronomia, também terá artesanato, com expositores cadastrados na Casa do Artesão de Aquidauana. O Festival encerra com o show da dupla Nilo e Nando.