Mato Grosso do Sul oficializa Associação dos Profissionais de Gastronomia

Chef Dedê Cesco abriu as portas de seu espaço gastronômico para festa realizada na última segunda-feira (10)

A chef Dedê Cesco, famosa por levar ao cenário nacional a bandeira e tradições de Mato Grosso do Sul, lançou em conjunto com outros chefs sul-mato-grossenses a Associação dos Profissionais de Gastronomia de Mato Grosso do Sul na última segunda-feira (10). A APG-MS já havia sido aprovada em assembleia no último dia 4 de novembro. O estatuto e a sua primeira diretoria também foram concretizados na ocasião.

O evento reuniu, no Espaço Dedê Cesco, em Campo Grande, convidados, a diretoria eleita e associados, com a presença, inclusive, de profissionais de cidades do interior do estado, como Dourados e Corumbá.

Durante discurso, a presidente da APG-MS, Dedê Cesco, destacou as particularidades da gastronomia regional e a razão de existir da Associação. “Nós temos uma riqueza nas mãos: temos a única gastronomia de fronteira do Brasil. Vamos defender a gastronomia regional e fortalecer os profissionais que trabalham na área em nosso estado”, afirmou Dedê.

Marlon Libório, vice-presidente da APG-MS, espera que a Associação faça em todo o MS o que a região da Grande Dourados tem conseguido fazer ao longo dos últimos quatro anos. “Dourados teve o primeiro curso de gastronomia do estado, a cada ano são 60 novos profissionais no mercado. Isso mudou completamente o perfil dos estabelecimentos da região e o público tem sentido a diferença. Toda profissão tem que ter um associação, associados somos mais fortes para levar capacitação, para promover intercâmbios de conhecimento, para proporcionar melhores experiências e sermos reconhecidos por isso”, declarou.

Para o chef André Nardo, a Associação trará um forte impacto para a economia local. “É inspirador ver a união de tantos cozinheiros que sabem que a nossa profissão não é só cozinhar. É também pesquisar, descobrir produtos, conhecer pessoas e indicar pessoas. Usando matéria-prima daqui produzida por produtores locais, a gente ajuda a roda da economia girar”, afirmou.

Além dos pratos preparados pelos chefs, a programação da noite também contou com uma apresentação de contação de histórias com o Grupo Prosa & Segredo e o anúncio oficial da 2ª edição da Comitiva dos Chefs, que será realizada em agosto de 2019.

Mais notícias