5 sobremesas com cachaça fáceis de fazer em casa

Descubra como incrementar as receitas tradicionais com um toque de água-ardente

Nesta quinta-feira, 13 de setembro, comemora-se o Dia da Cachaça. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.

A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro. Além disso, tem vários nomes espalhados pelo Brasil, como “marvada pinga”, “mata-bicho”, “água que passarinho não bebe”, “aguardente”, entre outros.

Aproveitando a data, a redação preparou 5 receitas de sobremesas que usam a tradicional bebida brasileira feita com cana-de-açúcar e que vão além da famosa caipirinha. Vamos adoçar a vida?

Bala de Cachaça

A bala de cachaça é um doce simples, fácil de fazer e a prova de como é possível comer cachaça. Sem falar que é uma receita super barata e que não pesa no bolso.

Ingredientes 

3 Xícaras de água (720 ml)
4 Envelopes de Gelatina em pó (morango, por exemplo)
1 Xícara de Cachaça (240 ml)
2 Xícaras de açúcar (320 Gramas)
Essência de Morango
Óleo (para untar)
Açúcar (para polvilhar)

Modo de Preparo

Dissolver a gelatina com 1 xícara de água em uma panela. Leve ao fogo e deixe dissolver em fogo médio. Junte o restante da água, o açúcar e a cachaça. Mexa sempre até a levantar fervura.

Em seguida, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire a mistura do fogo e junte a essência de morango. Transfira a mistura para um refratário previamente untado com óleo.

Deixe repousar em temperatura ambiente (não na geladeira) de um dia para o outro. No dia seguinte, corte em cubinhos e passe no açúcar. Sua bala de cachaça fácil está pronta para servir!

Pudim de Leite Condensado com Cachaça

Uma versão mais ousada do tradicional e delicioso doce, o pudim de leite condensado com cachaça engana quem pensa que a cachaça torna a sobremesa menos doce e apetitosa. Confira a receita:

Ingredientes

1 litro de leite de vaca
2 caixas de leite condensado
8 ovos inteiros
10 gramas de amido de milho
50 ml de cachaça envelhecida

Para o melado

50 ml de cachaça envelhecida
400 gramas de açúcar

Modo de Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador por cinco minutos e, depois, acrescente a cachaça. Unte a forma com manteiga e adicione o preparo batido. Leve em banho-maria ao forno preaquecido a 180°C por 40 minutos.

Modo de preparo do melado

Em uma panela, derreta o açúcar com água e mexa sem parar. Quando estiver em ponto de cobertura, bem líquida, acrescente a cachaça. Desenforme o pudim e jogue por cima essa calda.

Biscoito de Cachaça

A receita mais tradicional da lista. Com certeza sua avó já fez biscoitinhos de cachaça para acompanhar um café preto no café da tarde. Você vai se surpreender ao ver que a receita não é tão complicada assim quanto se imagina e pode ser feita em casa facilmente.

Ingredientes

2 copos de cachaça
1/2 copo de óleo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
750 g de farinha de trigo
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

Numa tigela, misture a cachaça, o óleo e o fermento. Acrescente farinha de trigo aos poucos até obter uma massa que solte das mãos e tenha consistência para cortar. Sobre uma superfície enfarinhada, corte a massa no formato desejado. Coloque-os em assadeiras untadas com óleo e asse em forno a 180ºC até que fiquem dourados. Retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Brigadeiro de Caipirinha

Gosta de brigadeiro mas acha que sua festa de aniversário vai ficar muito infantil? O brigadeiro de caipirinha é uma ótima opção para dar um up nos convidados. Também é uma ótima opção para servir aos amigos por ser de fácil preparo e as rapas de limão dão o toque final especial.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
½ caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
50ml de cachaça ou vodka
Açúcar cristalizado
Raspas de limão para decorar
Suco de um limão

Modo de preparo

Numa panela, leve ao fogo o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Vá mexendo em fogo baixo até a mistura desgrudar da panela. Tire do fogo e adicione a cachaça, juntamente com o suco do limão. Volte a panela ao fogo até atingir o ponto novamente. Use uma assadeira untada com manteiga pra colocar a massa e deixe reservado até esfriar. Pra fazer as bolinhas, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com a massa. Passe cada brigadeiro no açúcar cristal com raspas de limão, para decorar.

Chocolate Quente Batizado

Calma, essa receita não vai te levar a um coma alcoólico. Pelo menos não em pouca quantidade. A dose de cachaça é pequena mas faz a diferença para dar um toque refinado ao chocolate quente nos dias frios. Também há a versão gelada para trazer refrescância ao calor do verão.

Ingredientes

250ml de leite integral
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de amido de milho
1 pau de canela
125g de chocolate meio amargo 50% de cacau
30 a 100 ml de cachaça envelhecida
Chantilly
125ml de creme de leite pasteurizado
2 gotas de essência de baunilha
1/2 colheres de sopa de açúcar
4 nozes picadas

Modo de Preparo

Bata o creme de leite, o açúcar e a baunilha em uma batedeira até formar chantilly. Reserve na geladeira. Coloque o leite, o chocolate em pó, o amido e a canela em uma panela e leve ao fogo. Pique o chocolate grosseiramente.

Quando o leite estiver quase fervendo adicione o chocolate e misture até que ele derreta. Mantenha sempre o fogo baixo. Adicione o leite e em seguida, a mistura de amido de milho com leite. Cozinhe em fogo baixo até que engrosse.

Retire do fogo, descarte o pau de canela e adicione a cachaça, aos poucos e provando sempre, pois a quantidade ideal de cachaça varia muito de pessoa pra pessoa. Bata o chocolate com um mixer de mão para ficar bem emulsionado.

Passe para as canecas, pique as nozes grosseiramente e salpique sobre o chocolate.


Fale MAIS!

Gostou das nossas sugestões? Tem alguma receita incrível que acha diferente? Manda pra gente! Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga o MidiaMAIS no Instagram @midia_mais_

5 sobremesas com cachaça fáceis de fazer em casa
Mais notícias