MidiaMAIS / Comportamento

‘Jamais usem buchas’: banho ideal existe e dermatologista ensina; saiba se você está fazendo certo

Estamos também vivendo uma época de pandemia e a higiene já mostrou ter grande importância na prevenção. Não é só o álcool em gel que tem o poder de higienizar as pessoas e diminuir as chances de infecção da Covid-19, o banho também se tornou uma importante forma de evitar o contágio pelo coronavírus. Pensando […]

João Ramos Publicado em 27/03/2021, às 08h00

De quanto em quanto tempo o cabelo deve ser lavado, temperatura da água e uso de esponjas (Foto: Vix)
De quanto em quanto tempo o cabelo deve ser lavado, temperatura da água e uso de esponjas (Foto: Vix) - De quanto em quanto tempo o cabelo deve ser lavado, temperatura da água e uso de esponjas (Foto: Vix)

Estamos também vivendo uma época de pandemia e a higiene já mostrou ter grande importância na prevenção.

Não é só o álcool em gel que tem o poder de higienizar as pessoas e diminuir as chances de infecção da Covid-19, o banho também se tornou uma importante forma de evitar o contágio pelo coronavírus.

Pensando que a maioria das pessoas no Brasil tomam ao menos um banho por dia, a dermatologista de Campo Grande Isadora Santamarina explicou ao Jornal Midiamax as recomendações necessárias para um ‘banho ideal’.

Segundo a profissional, dermatologistas orientam:

  • Jamais usem buchas, nem mesmo as vegetais, pois elas retiram ainda mais o nosso manto lipídico (oleosidade) protetor. Buchas apenas nas solas dos pés!
  • Cabelos devem ser lavados ao menos a cada 2 dias.
  • Esfoliantes corporais podem ser usados no máximo 1 vez por semana.
  • A temperatura da água deve estar amena, nem gelada e nem quente demais.
  • Evite ficar por muito tempo embaixo da água. Sabemos que é relaxante, mas também é prejudicial à pele. 5 minutos são suficientes!
  • Use um bom sabonete, preferencialmente os sabonetes chamados syndets, pois eles tem o pH próximo ao da pele. Ou use sabonetes de glicerina, evitando agressões à pele.
  • Evitem sabonetes bactericidas pois eles desequilibram a nossa flora bacteriana e ela também é responsável pela nossa proteção.
  • E depois do banho: hidratante corporal, pois ele vai te ajudar a repor a barreira lipídica (oleosidade) perdida.

E aí, você já pratica todas essas recomendações, ou comete alguns equívocos na hora da limpeza corporal?

Jornal Midiamax