MidiaMAIS / Comportamento

Conheça os 6 cuidados essenciais com a pele do rosto no verão

O verão pode trazer várias consequências negativas para o rosto. Confira os 6 cuidados essenciais com a pele.

Nathália Rabelo Publicado em 27/02/2021, às 18h00

Confira os 6 cuidados essenciais com a pele do rosto no verão (Foto: Reprodução/Pinterest)
Confira os 6 cuidados essenciais com a pele do rosto no verão (Foto: Reprodução/Pinterest) - Confira os 6 cuidados essenciais com a pele do rosto no verão (Foto: Reprodução/Pinterest)

A pele do nosso rosto é muito mais sensível, por isso necessita de cuidados especiais ao longo de verão. É nessa época que a incidência de raios solares são mais intensos e podem ocasionar danos, como manchas, queimação, ressecamento e potencializar o efeito do envelhecimento.

Em Campo Grande, onde o sol é intenso quase o ano inteiro, é de extrema importante tomar os devidos cuidados antes de expor o rosto. Por isso, o MidiaMais separou os 6 cuidados principais que você pode adotar para cuidar da pele facial, mesmo em períodos tão quentes.

Por que dar mais atenção à pele do rosto?

Porque ela é a primeira região exposta ao sair no sol e raramente é devidamente protegida. Além de efeitos negativos estéticos, cuidar da pele é fundamental para manter a saúde em dia e evitar o câncer de pele. Esse, inclusive, é o mais comum no Brasil.

6 cuidados essenciais com a pele

1 – Usar chapéu em dias ensolarados

Aposte nos chapéus ou bonés em dias ensolarados. Os acessórios são ótimos para que os raios solares batam diretamente no rosto e danifiquem a pele.

2 – Investir em um bom hidratante

A hidratação é fundamental para o funcionamento geral do organismo, especialmente para a pele. Mas, além de tomar a quantidade ideal de água por dia, você deve investir em um bom hidratante para usar regularmente.

Muitas pessoas com a pele oleosa pensam que o hidratante é um produto que deve ser evitado no verão, mas isso não é verdade. Se for o seu caso, utilize o cosmético nos períodos da noite, antes de dormir. Ele vai manter a pele viscosa, iluminada e, claro, hidratada.

3 – Não fazer tratamentos de pele no verão

Muitos tratamentos deixam a pele mais exposta aos riscos do sol, principalmente os que envolvem raios laser e peelings. Por isso, consulte um dermatologista de confiança para saber quais são os tratamentos de pele indicados no verão e quais devem ser realizados no inverno.

4 – Evitar banhos muito quentes

Tomar banho com água muito quente remove a barreira cutânea da pele, causando ressecamento. Isso pode ocasionar em marchas e alergia, se não tratado. Por isso, prefira água morna ou em temperatura ambiente para lavar a região do rosto.

5 – Evitar lavar o rosto muitas vezes ao dia

Se você tem a pele oleosa, é natural ter vontade de lavar o rosto várias vezes ao dia, mas isso pode ter um efeito contrário. O organismo acaba produzindo mais óleo e a pele acaba ficando ainda mais oleosa. Faça a higienização, no máximo, 3 vezes ao dia com produtos indicados para o seu tipo de pele.

6 – Passar protetor solar todos os dias

O mais importante de todos esses cuidados é, com certeza, passar o protetor solar diariamente antes de sair de casa. Esse produto bloqueia os raios UV, aumentando o tempo de exposição no Sol sem causar nenhum dano para a saúde ou para a pele.

Mas lembre-se: o protetor solar deve ser usado em todas as estações do ano, por todas as pessoas. Não se esqueça de optar por um protetor solar que não aumente a oleosidade da pele e tenha um bom fator de proteção.

Colocando esses seis cuidados em prática, a pele do seu rosto vai ter uma relação muito mais benéfica com o sol.

Jornal Midiamax