Não Me Perturbe: site irá bloquear ligações de telemarketing indesejadas

Chega de receber ligações de vendas aleatórias e ser surpreendido por números desconhecidos

Poucas situações são tão irritantes quanto receber ligações indesejadas sobre vendas de serviços de telecomunicações sem autorização imediata, e a partir desta terça-feira (16) elas passam a ser proibidas. Para resolver o problema e tornar a vida dos clientes, e não clientes, mais fácil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) criou o site Não Me Perturbe, onde os que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome em uma lista.

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Foto: Reprodução

“Em iniciativa do setor, as principais Prestadoras de Serviços de Telecomunicacões do país se reuniram para debater boas práticas e padronização de uso deste mecanismo, em alinhamento com o crescente debate do tema pela sociedade e em respeito ao cidadão”, informa o site.

“Entre as propostas discutidas pelas Prestadoras, estava a criação de uma base de dados centralizada para coletar as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. Esta iniciativa, apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações, foi acatada e formalizada pela ANATEL para implantação pelas Prestadoras a partir de 16/07/2019”, destaca o Não Me Perturbe.

Através deste website, o usuário que não desejar receber chamadas de telemarketing das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet) participantes pode realizar seu cadastro, informando o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a Prestadora para a qual não deseja receber chamadas. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

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