Dia de São Jorge: conheça a história do santo guerreiro

No dia 24 de Abril, provável data da morte do santo, é comemorado o dia de devoção a São Jorge

São Jorge foi um soldado romano que viveu entre os anos de 275 e 303. Falecido em 23 de Abril, na data é comemorado seu dia. Conhecido por fazer parte dos Santos Auxiliares, o santo é patrono dos animais domésticos, além de ser conhecido por conceder proteção e  saúde às pessoas que rogam por ele. Muitos de seus milagres relatam a cura de enfermos.

Perseguido por muito tempo, São Jorge foi preso e torturado pelo império, enquanto teve sua fé testada. Sobreviveu a duas poções envenenadas e chegou a converter muitos soldados que vigiavam seu calabouço e também a esposa do imperador romano Diocleciano para o catolicismo. No dia 23 de abril, data escolhida para homenagear o santo, foi degolado em nome do cristianismo, como forma de devoção ao Todo-Poderoso.

A influência do santo na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses. Este santo é o padroeiro extraoficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro.

São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. Apesar da lenda, a ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu.

Em Salvador, na Bahia, o santo foi sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. O santo chegou a ser tema da abertura da novela “Salve Jorge”, da rede Globo, de 2012/2013:

Orações para o Dia de São Jorge:

Para receber graças

“Ó glorioso São Jorge, neste momento tão difícil da minha vida, eu te suplico para que o meu pedido seja atendido. Ó glorioso São Jorge, ajudai-me a superar todo o desânimo e a alcançar a graça que agora vos peço (faça o seu pedido)”.

Oração ao santo

“Ó Deus onipotente, que nos protegeis pelos méritos e as bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos, fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida, dê firmeza à nossa vontade contra as tramas do maligno, para que, vencendo na Terra como São Jorge venceu, possamos triunfar no Céu convosco e participar das eternas alegrias. Amém.”

Vestido e armado por São Jorge

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por nós. Amém”.

Mais notícias