Como fazer a limpeza da casa da maneira correta

Varrer o chão, passar pano, limpar as superfícies… Limpar a casa pode ser intensa, mas é preciso adotar algumas medidas para que a casa fique realmente limpa

Por mais que muita gente fuja da faxina, é difícil alguém se sentir bem em um ambiente todo sujo. Principalmente quando algum morador apresenta problemas respiratórios que são facilmente agravados pela falta de limpeza. Por isso, mesmo que limpar a casa não seja nossa atividade preferida, precisamos dedicar um bom tempo a ela e prestar atenção a alguns pontos-chave.

Para te ajudar, separamos algumas dicas e curiosidades para que você possa cuidar da sua casa de uma forma realmente eficiente, acabar com as crises alérgicas e melhorar a saúde.

A poeira doméstica é a grande desencadeadora da rinite alérgica

Como fazer a limpeza da casa da maneira correta

Muito mais do que apenas pó, a poeira doméstica é composta por células que se desprendem da pele das pessoas e dos animais, pedaços e fezes de insetos (principalmente baratas), mofo, resíduos de poluição, restos de produtos químicos etc.

O grande problema dessa mistura é que ela é o alimento preferido dos ácaros, criaturas microscópicas responsáveis por 80% das alergias respiratórias como rinite e asma.

Um detalhe que deixa tudo ainda pior: na verdade, não são esses seres em si que causam as alergias, mas sim suas carcaças em decomposição e suas fezes, que são ainda mais leves e ficam pairando pelo ar.

Por isso, nossos esforços para limpar a casa devem ir além de simplesmente deixar tudo cheirosinho, pois é essencial combater o acúmulo da poeira doméstica.

Vassoura e espanador de pó não são suficientes

Embora a vassoura e o espanador sejam praticamente sinônimos de faxina, não são as melhores escolhas para limpar a casa. O motivo para isso é que, ao utilizá-los, acabamos espalhando a poeira doméstica pelo ar.

As sujeiras maiores realmente podem ser recolhidas por uma vassoura e uma pazinha. Mas grãos de poeira, fragmentos de ácaros e outros resíduos, não são capturados e ficam suspensos no ambiente. Além disso, podem ser aspirados por qualquer pessoa.

Por isso, a vassoura e o espanador devem ser substituídos ou complementados pelo pano úmido. Seja um pano apenas com água ou com um produto específico para cada tipo de superfície.

Escolha um bom aspirador de pó

Como fazer a limpeza da casa da maneira correta

Já que a vassoura e o espanador não são de grande utilidade na limpeza, você pode substituí-los por um aspirador de pó, certo? Errado. Na verdade, modelos mais antigos ou de baixa qualidade deixam o ambiente ainda mais sujo ao levantar uma nuvem de poeira.

Isso acontece quando o ar é aspirado pelo aparelho, mas não fica totalmente contido no filtro. Para evitar esse problema, aposte em aspiradores de pó do tipo “HEPA selado” e “HEPA verdadeiro”. Esses dois contam com um filtro de malha bem fechada.

Contudo, não se engane com modelos que trazem apenas a nomenclatura “HEPA” ou “tipo HEPA”. Eles podem deixar uma parte do ar e dos resíduos aspirados voltarem ao ambiente – e você só vai ter perdido tempo ao passá-lo pela casa.

Atenção ao colchão

Se você simplesmente adora relaxar na sua cama, saiba que os ácaros também são grandes fãs do seu colchão – tanto que ele pode abrigar cerca de 200 mil dessas criaturas.

Isso acontece porque o colchão reúne tudo aquilo que essas criaturas mais gostam. Desde células que descamam da pele por causa do atrito com os lençóis, fungos, umidade proveniente do suor, temperatura mais elevada e um delicioso escurinho proporcionado pelas cobertas.

Dessa forma, quando nos sentamos ou deitamos na cama, o peso do corpo levanta uma névoa de fezes e carcaças de ácaros, que são inaladas e despertam crises de alergia.

Para evitar esse problema, utilize uma capa antialérgica emborrachada no colchão. Essa capa evita o acúmulo de células mortas e umidade. Além disso, ele deve ser colocado no sol semanalmente e virado a cada 15 dias.

A capa antialérgica e a exposição ao sol são medidas que também devem ser adotadas para os travesseiros. Estes devem ser substituídos a cada dois anos – pois 2/3 do seu peso serão compostos por ácaros nesse tempo!

Se livre dos acumuladores de pó

Como fazer a limpeza da casa da maneira correta

Você já sabe que a poeira doméstica é a grande vilã da limpeza, certo? Por isso, uma boa dica é substituir tudo aquilo que tende a acumular pó, facilitando o seu trabalho.

Trocar carpetes por piso liso, utilizar edredons no lugar de cobertores, jogar fora revistas e papéis velhos são algumas das medidas que você pode adotar para isso.

Tenha mais qualidade no ar na sua casa

Por mais que a limpeza seja contínua e caprichada, é praticamente impossível se livrar de todas as partículas de sujeira. Dessa forma, é importante contar com um “auxiliar” nessa tarefa, como os purificadores de ar. Especialmente aqueles que dispensam os filtros e aumentam a qualidade do ar da casa.

Para aproveitar o potencial desse aparelho ao máximo, escolha um modelo que possa ficar ligado o dia todo sem estragar e sem causar um grande impacto na conta de luz, como o purificador de ar da Sterilair. Assim, você ganha um “vigilante” a favor da limpeza!

Mais notícias