Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Camisinha é repaginada e campanha foca em conscientização de homens jovens

Novo design de embalagem é mais discreto do que a famosa embalagem roxa e amarela e busca dialogar melhor com o público jovem. Proteja-se, use camisinha

Às vésperas do Carnaval 2019, o Ministério da Saúde lançou uma nova versão da camisinha gratuita, mais discreta do que a habitual embalagem roxa e amarela. Serão distribuídos 12 milhões de preservativos durante as festividades para que os foliões possam se proteger de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além, a nova campanha de conscientização tem como público alvo principal homens jovens de 15 a 39 anos no combate a AIDS. “Pare, pense e use camisinha” é o slogan da Campanha de Carnaval lançada na última semana pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Foto: Rodrigo Nunes / ASCOM MS

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.

Por esse motivo, a nova aposta do Ministério da Saúde é dialogar com o público jovem. Para isso, os preservativos masculinos sofreram uma repaginada com uma embalagem agora preta, com um botão de ligar e os dizeres: “Se liga, use” em neon azul.

Casos de HIV no Brasil

Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final de 2018, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de aids em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

Nos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017. A redução é resultado da garantia do tratamento para todos – lançada em 2013 -, aliada à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Neste ano, o embaixador da Campanha para o Carnaval é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música “Jenifer”, que bombou nas redes sociais durante o início do ano. O cantor deu depoimento para a Campanha:

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...