Publicidade

14 alimentos para expulsar da dieta e combater a hipertensão

Os sintomas de pressão alta incluem tonturas e visão turva. Saiba como reduzir o risco de hipertensão ao cortar alimentos

Você presta atenção em sua alimentação e sabe como ela influencia direta ou indiretamente seu organismo? Pois sabia que escolher o que ingere em cada refeição pode fazer muita diferença. Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial e separamos algumas dicas de alimentos que você deve retirar do cardápio para melhorar a saúde.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”. Sedentarismo, tabagismo e obesidade são fatores que contribuem para a incidência de hipertensão, enquanto uma alimentação saudável ajuda a reduzir naturalmente a pressão alta.

Alimentos desaconselhados em caso de pressão alta

– Frituras;

– Queijo;

– Presunto, mortadela, salame;

– Alimentos ricos em gordura;

– Charcutaria e enlatados;

– Doces;

– Verduras e hortaliças pré-cozidas ou em conserva;

– Frutos secos, como amendoim e cajus;

– Molhos, como ketchup, maionese, mostarda e shoyu;

– Cubos de temperos prontos para culinária;

– Carnes, como hambúrgueres, bacon, carne seca ou salsichas;

– Miúdos, patês, sardinhas, anchovas, bacalhau salgado;

– Pickles, azeitonas e aspargos;

– Bebidas alcoólicas, refrigerantes, batidos, bebidas energéticas e sucos.

Segundo os especialistas deverá sobretudo cortar no sal. O consumo de sal faz com que o corpo armazene água em excesso, o que por sua vez eleva a pressão arterial. Mais ainda, os alimentos ricos em sódio podem colocar outros órgãos sob pressão.

Inúmeras pesquisas sugerem ainda que o excesso de sódio no organismo poderá impedir que a medicação tomada tenha o efeito desejado.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS), os adultos não devem consumir mais de seis gramas de sal por dia (2,4 gramas de sódio) – o que equivale a cerca de uma colher de chá.

Ter a tensão alta danifica as artérias, tornando-as mais duras e estreitas, o que consequentemente aumenta o risco de ataque cardíaco e de enfarte.

A NHS revela seis métodos para reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sódio:

1. Verifique os rótulos das embalagens.

2. Limite a ingestão de alimentos fumados.

3. Evite comer vegetais embalados ou em lata.

4. Não coma molhos pré-feitos.

5. Faça lanches saudáveis (opte por fruta, frutos secos ou bolachas de água e sal).

6. Evite usar condimentos salgados (molho shoyu, mostarda, pickles, maionese e outros molhos).

Mais notícias