Luz nas raízes: cabeleireira leva beleza para mulheres da periferia

Fé, empoderamento feminino e solidariedade: conheça o Tesourinhas de Luz

Para você, qual a importância de se sentir bela? O que você vê quando se olha no espelho condiz com quem você é por dentro? Com sua luz? Já parou para pensar o privilégio que é escovar, pintar, colorir e cortar seu cabelo? Quantas pessoas são privadas desse luxo, que às vezes nos parece tão natural, por causa de adversidades da vida?

O projeto Tesourinhas de Luz tem essa missão. Criado pela hairstylist Adriana França e já na sua 4ª edição, leva serviços de beleza para mulheres e crianças em situação de carência uma vez ao mês, sempre aos sábados.

Ação na na escolinha Filhos da Misericórdia da Cidade de Deus contou com a Liga do Bem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em cada ação, Adriana conta atender cerca de 30 mulheres e 30 crianças. Além de reforçar a beleza das mulheres que por adversidades da vida não tem condições de manter a vaidade, Adriana, movida pela sua fé, tem como maior desejo que essas pessoas resgatem sua autoconfiança para se sentirem amadas e valorizadas.

“Esse é meu projeto. Levar beleza pra essas mulheres. Tratar mulheres que tão feridas. À vezes estamos super mal em casa, mas você vai pro salão e se renova. Faz uma raiz, a sobrancelha, e isso aumenta autoestima. Busco levar isso pras mulheres para que elas venham se sentir amadas. Eu vejo como é ruim uma mulher não se cuidar para cuidar dos outros. Quero trabalhar o empoderamento feminino”, ressalta.

Dando que se recebe

Grávida aos 16 anos, Adriana mudou-se de Camapuã, no interior do Estado, para Campo Grande em busca de oportunidades. Saindo da periferia, bateu de porta em porta, com seu curso técnico em cabeleireira em mãos.

Projeto faz tintura, escova e chapinha de graça em mulheres (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi rejeitada diversas vezes até começar a trabalhar no Studio Sandra Hair, um dos mais conhecidos da Capital. Estudou, aprendeu e cresceu até abrir seu próprio estabelecimento, no Jardim Flamboyant, o Adriana França Saúde e Beleza.

Durante as ações, ressalta que o mais importante é ter fé e humildade. “Eu vou para o projeto de short, uma camiseta e uma maleta. As pessoas perguntam se pregamos, mas não. O Deus verdadeiro não precisa ser falado, ele só precisa agir. Faça o seu que ele faz o resto”.

Adriana vê o projeto que criou como uma forma de agradecer a Deus pelas bênçãos que teve na vida.

Depois de uma promessa durante uma crise financeira, decidiu doar-se mais, sem ver a quem. As tintas e equipamentos são provenientes do próprio salão e doações e nos sábados, reservados para o projeto, o atendimento é paralisado, mesmo sendo o dia que tem mais demanda.

Doações são bem-vindas

Com a maior abrangência do projeto, Adriana diz necessitar de tintas, principalmente nas cores castanho escuro, castanho claro e vermelho, e também de voluntários que estejam dispostos a aprender e ajudar. Toda doação é bem-vinda.

Adriana França é idealizadora do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Quanto mais gente tivermos, mais a gente pode mudar a vida dessas pessoas. A gente pode ser uma semente que pode crescer e virar uma árvore com raízes forte e que traz sombra para vários lugares”.

Neste mês de agosto, a ação acontece dia 18/08 no Projeto Pingo do Céu, no Jardim Noroeste. Anteriormente, o projeto fez cortes e tinturas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Aero Rancho, na escolinha Filhos da Misericórdia da Cidade de Deus e no Centro Espírita Vinha de Luz.

Serviço

Para entrar em contato com Adriana e obter mais informações sobre o projeto Tesourinhas de Luz, basta ligar ou mandar mensagem para o número (67) 99672-9708. Ou ir até o salão que fica na Rua San Martin, nº43, no bairro Flamboyant.

Mais notícias