Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Em evento para juventude, até quem é veterano participa e relembra bons tempos

25ª edição do Massapé começa nesta segunda (16) e vai até a próxima sexta-feira (20)

Há 25 anos, a Renovação Carismática, movimento dentro da Igreja Católica, realiza o Massapé, evento que é feito sempre em julho, no período das férias escolares, e voltado para adolescentes e jovens. Mas tem muito veterano que, independente do calendário letivo, ainda faz questão de participar e relembrar os bons tempos que marcaram o início de uma caminhada.

Em frente aos carros, segurando uma das pontas da faixa de divulgação do evento, enquanto o semáforo está vermelho, o funcionário público Giovany Dutra, 33 anos, se recorda do primeiro Massapé, em 1999, quando ele tinha 14 anos.

Desde 99, Giovany participa do evento e ajuda na divulgação | Foto: Henrique Kawaminami

“Sempre foi um momento de confraternização, fiz muitos amigos ali que fazem parte da minha vida até hoje. Muitas pessoas começaram a caminhada cristã no Massapé”, diz Giovany, que desde 1999, ficou de fora de apenas quatro edições.

Coordenador do Ministério Jovem, o representante comercial Alécio Ayala, 36 anos, é o responsável pelo evento em 2018. Ele afirma que a proposta vai além da espiritualidade. “Trabalhamos também a os valores que uma pessoa precisa ter dentro de uma sociedade, ser um cidadão do bem, baseados na caridade, no amor e no respeito ao próximo”, diz.

Alécio, coordenador do Ministério Jovem | Foto: Henrique Kawaminami

Alécio explica que todo ano o Massapé tem uma gincana, no qual trabalham diferentes temas. Nesta edição, uma dos provas será de arrecadação de materiais recicláveis, que serão doados à paróquia Nossa Senhora de Fátima, para que o dinheiro seja revertido para famílias que precisam de auxílio.

“E com esta ideia, trabalhamos nos jovens a importância se fazer as coisas pelo outro”, reforça Alécio, que além de carregar a responsabilidade da organização, também traz consigo uma bagagem afetiva pelo evento.

“Também comecei a minha caminhada cristã no Massapé, na adolescência. Estar aqui hoje é lembrar que dentro da igreja tem jovem, há espaço para a juventude, e isso é maravilhoso”, diz.

O Massapé começa nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima sexta, dia 20, no salão da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande. E para comemorar esses 25 anos, foi feito um material contando a história de como surgiu o evento. Confira o vídeo: