Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

A “Mãe Águia”, que cuida de crianças e adolescentes, também precisa de ajuda

Instituição precisa de trabalho voluntário e doações

As asas acolhem os pequenos e o olhar penetrante afasta o perigo. O Movimento Mãe Águia é como o majestoso pássaro, que é símbolo de força, autoridade, vitória e proteção. Há 5 anos a instituição presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência sexual e agora faz campanha pois também precisa de ajuda.

Quem fala sobre o Mãe Águia é a presidente da instituição, Daniela de Cássia Duarte. Voluntária no movimento, ela é assistente social e especialista em política de atendimento à criança e ao adolescente. Em uma pesquisa de mestrado ela verificou uma grande necessidade.

Reprodução/Facebook

“A criação do Movimento Mãe Águia foi uma recomendação minha, através de um curso de mestrado de Ciência da Educação. Uma pesquisa foi realizada em Campo Grande com famílias beneficiárias de um programa social. Constatamos a necessidade de ter uma organização da sociedade civil que colaborasse com o município para absorver essa demanda, que é muito grande”, explica.

Desde então, voluntários trabalham com atendimento psicossocial a crianças e adolescentes que foram expostos de alguma forma à violência sexual. O atendimento é realizado com famílias de Campo Grande que foram encaminhadas por algum órgão competente, como o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, ou DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).

O Movimento Mãe Águia realiza cerca de 95 atendimentos a cada mês, sendo que nos 5 anos de atuação, aproximadamente 300 famílias passaram pela instituição, mas o desejo é ampliar este número. Com isso a entidade faz campanhas para atrair a ajuda da sociedade, poder público e privado.

Campanhas

“Temos psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores sociais e acadêmicos de serviço social. Mas precisamos de mais voluntários que possam ajudar nas campanhas que estamos promovendo”, diz Daniela.

Atualmente o Movimento Mãe Águia participa de 3 campanhas. Uma delas acontece pela campanha Abrace o Brasil da BrazilFoundation, onde é possível fazer doações em dinheiro para a instituição. Para conhecer e ajudar nesta campanha, clique aqui.

As outras duas campanha são em parceria com a Rede Comper. Até o dia 31 de dezembro, o Troco Solidário arrecadado em todas as 12 lojas será destinado ao Movimento Mãe Águia. “Precisamos de voluntários para estarem nas lojas para abordar clientes, falar do Troco Solidário, falar da instituição”, afirma.

Paralelamente, na loja Comper da Rui Barbosa, a instituição está arrecadando alimentos que serão destinados às famílias atendidas. “Pode ser um panetone ou qualquer outro produto. Vamos doar para as famílias que nunca comeram algo assim”, fala Daniela. Segundo ela, 90% das famílias que passam pela casa são de baixa classe.

Todas as doações são revertidas para as famílias de alguma forma. O dinheiro arrecadado é destinado aos gastos para manter a estrutura física e “comprar lanche para as crianças. Quando dá”, faz a ressalva. “A prioridade é manter as portas abertas e continuar com os atendimentos”, explica Daniela.

Mais profissionais – Além da ajuda de mais voluntários, o Movimento Mãe Águia precisa de mais profissionais, com isso Daniela faz um apelo a empresários que possam, sós ou em conjunto, remunerar especialistas. “Precisamos de funcionários. O trabalho voluntário é ótimo, mas temos grande necessidade de profissionais remunerados”, explica.

Conheça mais sobre o Movimento Mãe Águia
http://www.movimentomaeaguia.com/
https://www.facebook.com/movimentomaeaguia/
Endereço: Rua Francisco Aguiar Pimenta, 955, Jardim Monumento
Mais informações pelo telefone 67 99116-2395


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...