Para que serve o nível a laser? – Dicas de uso e vantagens

Saber para que serve o nível a laser é indispensável para garantir acabamentos perfeitos em uma obra ou reforma. A ferramenta vantajosa representa o quanto a tecnologia pode favorecer o trabalho dos construtores. Contribuindo na adequação do nivelamento de projetos, além de facilitar o corte de materiais planos.

Há quem prefira outros mecanismos de alinhamento; como prumo, esquadro, nível de bolha, mangueira de nível e etc. Contudo, o nível a laser assegura um posicionamento mais preciso em paredes, forros, revestimentos, entre outros.

O dispositivo proporciona fácil manuseio e agilidade para identificar a linha plana das áreas. É portanto peça-chave para ajudar profissionais na entrega de um serviço com qualidade. Afinal, erros na hora de nivelar são cruciais para desencadear uma série de problemas posteriores ou durante as fases de construção.  Por isso, o aparelho se torna ainda mais essencial.

 

Descubra as melhores dicas de uso, principais vantagens e desvantagens. Saiba mais sobre o assunto!

 

Para que serve o nível a laser?

Embora a palavra seja muito comum no vocabulário, nem todo mundo sabe o que é um laser. Trata-se de uma sigla equivalente a expressão “Light Amplification by the Stimulated Emission of Radiation”. Traduzindo: Amplificação de Luz pela Emissão Estimulada de Radiação.

 Concluímos então que o nível a laser é um aparelho com sistema de diodos que projetam uma linha totalmente reta de luz. O raio laser. O recurso serve para determinar a marcação desejada dentro de um ambiente ou na superfície de alguns objetos.

Com a alta procura pela ferramenta, os fabricantes estão variando no desenvolvimento da peça. Alguns níveis a laser possuem luz verde, enquanto outros, vermelha. Algumas marcas apresentam ótima durabilidade da bateria. Enquanto outras não.

Entretanto, o nível a laser exige uma base firme para comportar o objeto e não prejudicar na definição de medidas. A ferramenta serve para estabelecer o alinhamento ideal em todo tipo de projeto. Em acabamentos, como piso ou rebaixamento de gesso. Ou na criação de mobília.

 

As vantagens de um nível a laser

São inúmeras as vantagens do recurso tecnológico para fazer o serviço de modo simétrico. Porém, precisão e agilidade são os principais benefícios que você conseguirá agregar a sua obra. Se conhecer os melhores nivel laser do mercado, o Portal da Construção tem um post completo.

 

Precisão

As linhas geradas através do equipamento darão o nivelamento exato, sem deixar brechas ou desníveis. Obviamente, você não deseja um pavimento torto, com caimento indevido de um dos lados do piso. Ou ainda um forro desajustado, com a famosa “barriga” em um dos cantos.

Quem procura o nivelamento perfeito deve usar o nível a laser como solução. Além disso, ele possibilita o alcance de longas distâncias sem a necessidade de medir o ambiente várias vezes. Outros equipamentos possuem menor profundidade. Com alcance de até 600 metros.

 

Agilidade

Ao escolher a mangueira de nível, o trabalho a ser executado depende de mais de uma pessoa. Com o risco de não apresentar o alinhamento ideal.

Com o nível a laser, apenas uma pessoa é o suficiente para esquadrinhar o espaço completo.

 

Como usar um nível a laser

Apesar de ser um objeto descomplicado, listamos algumas dicas de uso para a performance exemplar do nível a laser. Veja:

 

  • Cheque se as pilhas estão carregadas e se estão colocadas corretamente. Como o nível requer o consumo de bastante energia, prefira utilizar pilhas recarregáveis.

 

  • Posicione o laser em uma superfície firme e nivelada. Os equipamentos geralmente vem com uma marcação de bolha para o nivelamento.

 

  • Defina um ponto de referência em um lado para que o nível funcione. Lembre-se de posicioná-lo sem que haja obstáculos até a outra superfície.

 

  • Gire ou ajuste na horizontal ou na vertical, até direcionar a luz no ponto desejado.

 

  • Marque as posições estabelecidas e dê andamento ao seu trabalho.

É importante lembrar que, como o aparelho emite uma luz forte, olhar diretamente para ela, pode ser prejudicial à visão. Também vale destacar que em ambientes mais claros, pode ser um pouco difícil a visualização das marcações à laser. Mas, após a designação dos pontos, o trabalho pode transcorrer sem maiores dificuldades e o resultado será perfeito.

 

Onde usar

Outro ponto positivo é a praticidade do equipamento, já que ele pode ser usado em diversas situações. Serve para nivelar:

 

  • Paredes;
  • Pisos;
  • Saídas de eletricidade;
  • Teto;
  • Quadros e luminárias;
  • Gesso e drywall.

 

Entre outros materiais. O nível a laser pode ser utilizado em qualquer tipo superfície em uma obra ou reforma.

Uma combinação de medidas exatas, rapidez e qualidade. Fazendo com que sua obra fique muito mais bonita, barata e proveitosa.

Para que serve o nível a laser? - Dicas de uso e vantagens
Mais notícias