Artista e decorador camapuanense usa da sustentabilidade para criar filtros do sonhos

Você sabe qual o verdadeiro propósito de um filtro dos sonhos? Está muito além de apenas capturar pesadelos

Cada elemento que constitui o filtro dos sonhos tem um significado para que você possa compreender a sua magia. O artista circense e decorador camapuanense João Antônio, que há dois anos produz filtros de formatos e tamanhos diferentes, explicou para o Jornal Midiamax o passo a passo dessa arte que é baseada na troca de s, além de terapêutica.

Entre seus trabalhos mais notórios estão filtros com palavras motivacionais e diferentes formatos do que o tradicional circular, além de luminárias e até suportes para vasos de plantas. Tudo abusando da criatividade e .

terapêutica

Familiarizado com a arte, João conta que para a produção do filtro há um processo que vai desde a colheita do cipó, do bambu, passa pela tecelagem e confecção final e termina com a produção e fotografias que posta no Instagram @filtrosdojoao1, onde vende seu trabalho.

“Geralmente se colhe o cipó, espécie de trepadeira, na lua minguante, porque água do cipó está toda na raiz, então ele seca mais rápido, depois da colheita. No caso ele é maleável assim que colhido, então fazemos o círculo e deixamos secar. A secagem, varia bastante, depende da espécie do cipó, mais ou menos 1 semana. Depois de todo esse processo, aí sim podemos tecer o filtro do sonhos”, conta João Antônio.

Cada filtro dos sonhos pode ser feito de uma maneira, e com isso, ter vários significados. Diferentes formatos, e diferentes pessoas a fazerem os filtros também pode influenciar o que ele representa. Um exemplo são os filtros duplos, que podem ter como significado duas vidas entrelaçadas.

Origem e lenda

Diferente do que muitos pensam, o filtro dos sonhos não afasta pesadelos. Até porque os pesadelos ou sonhos ruins podem ser momentos inconscientes de aprendizado. Ou seja, algo o está incomodando e precisa de uma resolução.

“Existem várias lendas que envolvem a criação do filtro dos sonhos, porém, uma das mais conhecidas fala de um velho xamã que teria subido no cume de uma montanha para encontrar sabedoria”, conta o artista.

“Chegando ao topo, encontrou IKTOMI, um espírito mágico com a forma de uma aranha, que teria tecido uma teia com pelos de cavalo em volta de um aro feito de cipó, ao mesmo tempo que ensinava ao xamã importantes conhecimentos sobre o nascimento, a morte e as s boas e más que existem espalhadas pelo ar” continua.

De acordo com a lenda, a aranha teria dito ao xamã: “Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza”. O filtro dos sonhos tem a função basicamente de filtrar a que podem prejudicar o seu processo de sonhar, mas não o que você irá sonhar.

A também é algo que vai depender da pessoa que fez o filtro dos sonhos, pois tais objetos, sendo pessoais, também terão essa em consideração. Segundo João, na hora de tecer, tem que está calmo e tranquilo, em um terapêutico mental.

“Existem variadas formas de se fazer um filtro. Alguns tem pontos diferentes, mas não existe regra. Tudo é arte. Fiz bastante filtros no formato redondo, daí um dia queria sair do padrão. Foi aí que comecei a fazer triângulos e estrelas usando bambu. Triângulo para cima masculina, triangulo para baixo feminina. A união dos dois vira a estrela de Davi. A pedra no centro serve para canalizar e transmutar a de negativa para positiva”, finaliza João.

Você pode conferir mais do trabalho sustentável do decorador e artista circense, que já teve participações em shows de grande porte como de Marina Peralta, através de seu Instagram (@filtrosdojoao1) ou pelo telefone (67) 9894-9053.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail midiamais@midiamax.com.br, ou pelos telefones (67) 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram: @midiamax

Artista e decorador camapuanense usa da sustentabilidade para criar filtros do sonhos
Mais notícias