Publicidade

Como transformar as paredes usando apenas massa corrida

Faça acabamentos diferenciados e valorize seu imóvel

Precisa reformar sua casa mas não sabe qual a maneira adequada de passar a massa corrida nas paredes e no teto? Os métodos podem ser mais simples e baratos do que você imagina. De maneira fácil, você poderá dar um trato novo no acabamento e sem gastar muito com a mão de obra.

A massa corrida (PVA) é um item indispensável para corrigir imperfeições em parede de alvenaria ou concreto e também garantir acabamento de qualidade para sua pintura. O material é utilizado para áreas internas secas e pode se encontrado nas lojas de materiais de construção dois tipos diferentes de massa como a PVA e a opção acrílica que é indicada tanto para uso interno quanto externo.

Como passar massa corrida na parede:

Para você que deseja aprender como passar massa corrida na parede, separamos algumas dicas importantes para executar esse trabalho de forma eficiente e organizada.

Como passar massa na parede exige a utilização de alguns materiais, veja abaixo os itens que você deve adquirir antes de começar o serviço, e também o passo a passo de como aplicar massa para você realizar um trabalho profissional.

Materiais necessários:

  • Espátula;
  • Selador;
  • Desempenadeira lisa;
  • Lixa 150 e 220;

Passo a passo de como passar massa corrida na parede

Com uma espátula, retire bolhas e imperfeições da superfície. Caso tenha mofo na parede, passe uma solução de água e vinagre sobre a mancha. Lixe toda a parede com a lixa 150. Limpe a superfície com um pano para retirar a poeira;

Passe uma camada de seladora. Em seguida, passe a massa em duas etapas e espere secar entre as aplicações. Cubra todos os buracos e trincas da parede com a massa corrida. Para finalizar, após a secagem da segunda demão, utilize a lixa 220 para deixar a superfície lisinha.

Massa corrida acrílica

Se você quer garantir uma vedação completa e resistente à umidade, a massa corrida acrílica é ótima para ser aplicada em ambientes molhados como banheiro, cozinha e área de serviço.

A massa corrida acrílica é bastante usada em fachadas de casas, prédios e estabelecimentos comerciais. O custo do produto é mais elevado em comparação à massa PVA, porém é preciso ressaltar, caso você adquira, que você terá uma redução significativa no uso de tinta.

Como a massa acrílica apresenta alto poder de enchimento e nivelamento, o produto diminui a porosidade da parede, com isso assegura uma menor absorção de líquidos. Você pode encontrar a massa corrida acrílica em latas de 18 litros ou menores.

A massa corrida acrílica externa é especial para aplicar em áreas molháveis porque oferece propriedades selantes e niveladoras. O acabamento da parede com massa acrílica fica perfeito e uniforme, encobrindo as imperfeições do reboco.

Depois que você passar na parede a massa corrida acrílica é preciso esperar secar o produto para depois lixar. Com isso, a superfície ficará completamente lisa e preparada para receber a tinta. Lembre-se de usar uma lixa de gramatura com espessura fina.

Crie efeitos na sua parede

Para criar efeitos decorativos diferentes na sua parede, utilize materiais como rolo de espuma, espátulas dentadas, esponjas, rodos, palhas de aço e rolos extrudados. Acompanhe o passo a passo de uma das técnicas mais fáceis para texturizar sua parede com massa corrida.

Passo a passo de como fazer textura com massa corrida

Passe massa corrida na parede e lixe a superfície até ficar completamente lisa. Faça efeitos cruzados riscados ou retos com o rolo de espuma sobre a massa ainda molhada. Repita o procedimento com o rolo de espuma em toda a parede. Por último, deixe a massa secar por completo e finalize com uma pintura de tinta acrílica.

Como fazer textura com massa corrida pode respingar, utilize sempre luvas e óculos de proteção. A textura rústica realizada com massa e rolo de espuma é uma forma rápida para você mudar completamente o visual da sua sala, quarto ou até mesmo da sua fachada.

Uma das vantagens de texturizar a parede é que você mesmo pode executar todo o processo. Fazer textura com massa corrida tem custo baixo, portanto use e abuse dessa técnica em vários cômodos de sua casa.

Mais notícias