MidiaMAIS

Sesc Cultura retoma exposições nesta terça-feira com amostra do pintor de MS Ilton Silva

Visitação estará disponível na forma presencial e virtual até o dia30 de junho

Karina Campos Publicado em 05/04/2021, às 09h45

Artista sul-mato-grossense nasceu em Ponta Porã
Artista sul-mato-grossense nasceu em Ponta Porã - (Foto: Divulgação)

O Sesc Cultura retoma, a partir desta terça-feira (6), a visitação presencial e on-line, com a exposição do artista Ailton Silva, em Cores e Memória, acerto da fundação, que presenta a diversidade das fases do artista sul-mato-grossense.

Com tema regional, a amostra fica disponível até 30 de junho, segunda a quinta-feira, de 12h30 a 21h e sexta-feira das 9h às 18h. A exposição traz um panorama de várias fases de Ilton, onde é possível detectar seu traço marcante, seu personagem principal, ora se encontra com os olhos fechados, depois com os olhos abertos, uma explosão de cores ou até mesmo a ausência delas, quando Ilton parece tentar tirar as cores, como na série preto e branco, ou apenas no azul encontrado nos traços marcados com caneta.

Ilton, que além de pintor, é entalhador e escultor, apresenta um vasto temário de riqueza em detalhes nas sombras que imprimem à sua obra um estilo inconfundível. Nascido em Ponta Porã no ano 1943, acumula sucessivos prêmios nos salões de artes plásticas de Mato Grosso do Sul, tendo realizado ainda exposições individuais na Argentina, Alemanha, Portugal e Estados Unidos.

Com criatividade, explora diversos materiais em sua pintura, desde o tradicional pincel e espátula até trapos de pano e algodão.

As telas foram selecionadas com intenção de trazer o ciclo que se estima em mais ou menos 30 anos em algumas das fases das quais o artista percorreu até encontrar seu traço definitivo, passando por fases até então desconhecidas do público. Esta exposição compõe o acervo de obras adquiridas pelo Sesc MS como iniciativa de preservação e reconhecimento às artes plásticas do Estado.

Jornal Midiamax