Escondidinho de couve-flor: opção saborosa e saudável

Prato agrada todos os paladares

Saborosa e versátil, a couve-flor é uma boa fonte de potássio, proteína, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, manganês, além de ser um alimento com baixa caloria e fonte de fibras, o que contribui para a saciedade. Sem contar que com este alimento a criatividade pode falar mais alto e as possibilidades de receitas são grandes.

 

Por isso, convidamos Patrícia Kruger Figueira, colaboradora da Unimed Campo Grande, para nos ensinar a fazer um escondidinho de couve-flor.

Patrícia conta que “o escondidinho é um prato tradicional que adoro, porém, essa versão surpreende pelo sabor e praticidade. É leve e fácil, ideal para uma refeição saudável e equilibrada”.

 

Escondidinho de Couve-Flor  

Ingredientes: 

● Duas couves-flores

● 1/2 xícara de leite (pode ser desnatado ou outro)

● Duas colheres de requeijão ou creme de ricota

● 500g de carne moída ou outro recheio de sua preferência (por exemplo: frango ou carne seca)

● 01 tomate

● Molho de tomate

● Queijo a gosto

● Sal, cebola e temperos de sua preferência

 

Modo de Preparo: 

● Coloque as couves-flores inteiras para cozinhar em uma panela com água

● Enquanto isso, prepare o recheio: refogue uma cebola picada, dois dentes de alho, adicione a carne moída, o tomate picado, temperos a gosto e molho de tomate. Experimente para ver se a quantidade de sal está boa e reserve o recheio

● Quando a couve-flor estiver cozida escorra a água, separe uma parte para decoração e o restante bata tudo no liquidificador com o leite, requeijão, uma pitada de sal e temperos, até que fique cremoso (caso queira mais consistência, deixe pedaços inteiros de couve-flor)

● Coloque metade do purê de couve-flor em um refratário pequeno untado com azeite de oliva ou manteiga, adicione o recheio, o queijo ralado e a outra metade do purê

● Para finalizar, coloque alguns pedaços de couve-flor e salpique mais um pouco de queijo ralado

● Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos, até dourar

● Assim que o tempo chegar ao fim, já está pronto para comer

Escondidinho de couve-flor: opção saborosa e saudável
Mais notícias