Saúde mental: Tocar um instrumento melhora o astral dos adultos, diz pesquisa

Estudo revela a importância e os impactos da música em período de quarentena.

Em período de isolamento social, temos que usar a criatividade para não surtar durante esta longa quarentena. A arte é uma excelente ideia para ocupar o tempo de forma útil e prazerosa. Um estudo científico recente revelou que tocar um instrumento melhora muito a saúde mental das pessoas e chega a impactar a vida de cerca de 90% dos indivíduos adultos.

Realizado em parceria com o Spotify, o resultado do estudo foi  inserido no podcast “Where Is My Mind?”, de Niall Breslin, que observou melhorias na saúde mental em 89% dos participantes. Concluiu-se então que tocar um instrumento musical  ajuda e muito no seu bem estar, aumentando as sensações de felicidade e relaxamento.


O estudo

Os participantes da pesquisa tiveram um dever de casa bem interessante, pois Breslin comprou 400 ukuleles e os ofereceu para pessoas que apresentavam problemas de saúde mental. Elas foram ensinadas a tocar a canção “Home”, de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, para tocarem juntos.

O resultado: 56% dos inquiridos sentiram-se relaxados durante as aulas de ukulele, ao mesmo tempo que 48% se sentiram satisfeitos e 43% sentiram-se em paz de espírito. A iniciativa mostrou que quando a música entra na vida das pessoas e a prática de um novo instrumento musical, junto vem a sensação de terem um propósito na vida.

E você, qual instrumento musical gostaria de aprender?

Saúde mental: Tocar um instrumento melhora o astral dos adultos, diz pesquisa
Mais notícias