Maior muralista do Brasil, Eduardo Kobra inicia projeto em MS

Artista está em Coxim a trabalho

O muralista brasileiro Eduardo Kobra iniciou, nesta terça-feira (8), um novo projeto, ainda sem nome definido, de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais. Ele faz o mural do compositor Zacarias Mourão, de 6 metros por 19.60 metros, na praça “Zacarias Mourão” (rua Herculano Pena com a João Pessoa), em Coxim, na região norte de . A obra deve estar concluída até a próxima sexta-feira, 11 de dezembro.

De acordo com o artista, que fez murais em cerca de 35 países, o mural sobre Zacarias Mourão dá início a um antigo sonho de realizar um projeto de valorização das culturas regionais. “Dizia o escritor russo Leon Tolstói (Lev Tolstoi) que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia’”. Por isso, ao mesmo tempo em que faço murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a história do País, como o arquiteto Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa; e nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon, sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões”, conta o artista urbano, que complementa: “além disso, já pintei em cinco continentes mas não conheço a maioria dos estados do meu próprio país. Será uma grande realização conseguir pintar em cada estado do Brasil”, diz Kobra, que já fez obras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, , Brasília, Maranhão e .

No mural, Kobra destaca Zacarias Mourão (Coxim, 1928 – Campo Grande, 23 de maio de 1989), que colocou, principalmente com a canção “Pé de Cedro”, a cidade no cenário da música regional e nacional. “É uma canção belíssima. Dias atrás, tive a alegria de assistir Luan Santana também destacar ‘Pé de Cedro’ em sua magnifica live ‘O Chama Luan’”, diz Kobra, que acrescenta. “Também faremos, com o apoio da cidade, uma intervenção artística em alguma região devastada pelas queimadas, destacando a importância da preservação da natureza. O próprio Luan Santana soube e já entrou em contato comigo para informar que compartilhará as nossas ações, já que é apaixonado pelo estado em que nasceu e, também, cada vez mais engajado nas questões que se referem ao meio ambiente”.

De acordo com Fabio Pellegrini, assessor de Comunicação de Coxim, o mural de Eduardo Kobra terá grande impacto na cidade e região, como parte de um projeto de retomada do turismo como instrumento de desenvolvimento sustentável, além da própria valorização do espaço e da difusão da obra do conhecido artista no roteiro turístico da região. “A ideia é que a Praça, conhecida pelo famoso Pé de Cedro cantado e de fato plantado por Zacarias Mourão, torne-se local de celebração entre turistas, moradores e artistas locais e visitantes, reverenciando Zacarias Mourão, um dos pioneiros da música e da identidade cultural de . Além disso, quando as aulas recomeçarem, os alunos da cidade replicarão a intervenção de Kobra em defesa da cultura local, em  nossas escolas, com benefícios que abrangem as áreas multidisciplinares da educação, arte e ecologia”, afirma Pellegrini.

Maior muralista do Brasil, Eduardo Kobra inicia projeto em MS
Mais notícias