‘Machista calado é um poeta’: Mulher cria loja de panos de pratos com frases militantes

Ideia é ressignificar o conceito de "lar"

Cada um luta com as armas que tem. Luciana Mendes, de 36 anos, é uma das mulheres que fazem sua parte para ressignificar o conceito de lar da tradicional família brasileira. Seja formado por homossexuais, avós, três ou mais pessoas e até mães de pets, todo mundo merece um espaço decorado que mostre “sua cara”. Foi pensando nos não-tradicionais que a professora decidiu produzir panos de pratos com frases de combate ao machismo, ao patriarcado e qualquer tipo de preconceito que afete as minorias.

Tudo começou com uma brincadeira da professora de história. Luciana viu em um pote de tinta de tecido e um pano de prato branco a oportunidade de dar um novo significado para o acessório de cozinha. Ao invés dos já batidos dias de semana, os panos tiveram espaço para frases militantes e redecoram um espaço que, normalmente, é destinado às mulheres da casa.

“Participo de manifestações e estou sempre na luta. Por isso, trabalhar com produtos dentro dessa identidade é natural para mim, já que são itens relacionados a forma como eu vivo.”

A compra do produto, segundo Luciana, é uma forma do cliente ver sua identidade ideológica marcada em um objeto que durante anos foi marcado por desenhos fofos, animais e frases religiosas. A professora frisa que o espaço da cozinha ainda é visto como o lugar da mulher na casa, mas é usado por todos os integrantes da família. Independente de gênero e número de pessoas, todo lar tem o direito de ser respeitado como tal.

Como em todo lugar, a professora conta que os haters não demoraram a aparecer. “Muita gente xingando, pessoas que nunca vi na vida mas, em contrapartida, muita gente também querendo comprar os meus produtos.”

“Fogo no racista”, “a revolução será materna e feminista” e “mulher em casa, revolução atrasa”, são as frases de sucesso marcadas nos produtos da loja virtual (@heimpodera) que provam, cada vez mais, que a mulher pode ser o que ela quiser.