Festa julina em casa? Aprenda um delicioso e fácil pudim de paçoca

Receita custa pouco e agrada todos os paladares

A pandemia da coronavírus deixou os fãs das festas de São João desolados. Paçoca, pé-de-moleque, quentão e outras iguarias foram substituídas pelas s sertanejas por conta do isolamento social. Mas e como fazer para matar a saudade das festas juninas? Uma dica é o delicioso e fácil pudim de paçoca que, com preço acessível, resgata o gostinho das tradicionais quadrilhas e agrada todos os paladares.

Além de ter a maciez do pudim e o gostinho do amendoim, a receita ainda tem uma calda deliciosa e pode ser feito com poucos ingredientes.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 500ml de leite
  • 5 ovos inteiros
  • 15 paçocas

Calda:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • Paçoca para decorar

Modo de preparo:

 

Primeiro, faça a calda. Leve o açúcar em fogo baixo e mexa até derreter, depois coloque a água e continue mexendo até a água se incorporar ao açúcar e ficar com consistência homogênea e espessa. Depois, despeje em uma forma de pudim de 24 cm de diâmetro e reserve.

No liquidificador, bata o leite condensado, o leite, as paçocas e os ovos por cerca de 3 minutos. Uma dica é tirar a pele da gema para evitar que a receita fique com “cheiro de ovo”.

Despeje essa mistura na forma caramelizada e cubra a forma com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC em banho-maria por 40 minutos, retire o papel alumínio, fure com um palito, se sair sujo deixe mais tempo no forno até furar e o palito sair limpinho. O tempo de forno pode variar, demorando mais ou menos de  um forno para o outro.

Deixe esfriar e leve à geladeira de um dia para o outro. Retire, esquente um pouco o fundo da forma no fogão, desenforme e decore com paçocas esfareladas.

 

Festa julina em casa? Aprenda um delicioso e fácil pudim de paçoca
Mais notícias