Crianças em casa? Confira como entreter os pequenos longe dos aparelhos eletrônicos

Celulares, tablets e TVs viraram aliados no isolamento social

Por conta do isolamento social e a suspensão das aulas, as maioria dos pais estão se desdobrando para entreter as crianças. Uma das dificuldades é conseguir fazer os pequenos se desconectarem dos aparelhos eletrônicos, já que a nova geração é antenada no universo tecnológico.

Pensando nisso, a especialista em educação Janaína Spolidorio separou 5 dicas para fugir do tédio de forma mais lúdica e ativa, deixando de lado os celulares, tablets, TVs e computadores, confira:

  1. Explore a ludicidade: use um ambiente da casa para criar uma brincadeira lúdica com a criança, explorando sua criatividade. Brinque que estão em uma estação espacial, que fazem parte de um show de , um desfile de , uma floresta cheinha de dinossauros. Este tipo de atividade pode ajudar, inclusive, para estreitar laços familiares.

 

  1. Dramatize uma história: a leitura é importante para a criança. Ela amplia horizontes, cultiva a curiosidade, melhora a interpretação e deve fazer parte de uma rotina. É um momento que pode ser propício para ficar longe dos aparelhos eletrônicos. Depois de ler faça um teatrinho com a criança, dramatizando a história, cada um faz um personagem e se diverte encenando a história.

 

  1. Mini chef de cozinha: a arte de cozinhar pode atrair os pequenos e eles podem aprender bastante com ela. Que tal fazer uma receita bem gostosa com a colaboração da criança? Além de ser uma atividade colaborativa, ainda é educativa, porque a criança aprende a dosar quantidades, ler receitas, seguir instruções, observar processos. Além disso, cozinhar pode ser muito divertido em família e até se tornar um momento rotineiro.

 

  1. Imite animais: crianças adoram animais. Aproveite a temática e brinque de imitar alguns deles. Você fala o nome de um animal e ela tem que imitar. Uma opção é varias nos movimentos do animal. Você pode, por exemplo, pedir um elefante bebendo água ou um elefante correndo.

 

  1. Brincadeiras de papel: para os adultos parecem óbvias, mas muitas vezes as crianças nem conhecem algumas brincadeiras que são feitas no papel, como o jogo da forca, o jogo da velha, o stop e principalmente a batalha naval. Proponha um momento diferente para brincar, trazendo brincadeiras de sua infância, sejam elas de papel ou até outros tipos de brincadeiras. Você pode se surpreender com o interesse da criança.
Crianças em casa? Confira como entreter os pequenos longe dos aparelhos eletrônicos
Mais notícias