Vinhos do Alentejo tem novo embaixador brasileiro

Representante de São Paulo desbancou sete concorrentes

Vencedor do concurso “O Melhor Sommelier Vinho do Alentejo no Brasil 2019”, Jean Stelmach foi eleito o novo embaixador da bebida no país. O profissional disputou o título representando São Paulo e desbancou sete finalistas na última etapa da competição na cidade Portuguesa de Évora.

A iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018.

A última seletiva desta edição incluiu um teste escrito sobre a região alentejana e seus vinhos e um exame prático de simulação de serviço de vinhos alentejanos em um contexto de restaurante.

Segundo Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, “o objetivo é proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”.

Com faturamento superior a 11 milhões de euros, o mercado brasileiro representa 17,9% do mercado global da CVRA.

6ª edição do Concurso

A sexta edição do “O Melhor Sommelier do Brasil – 2019” envolveu cerca de 120 sommeliers de todo o país, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Na seleção, composta por workshops, os participantes tiveram acesso a uma série de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, além de testarem seus conhecimentos em uma prova teórica.

Durante uma semana, os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. A seletiva resultou em uma final disputada por Cláudio Madeira, Itane Borges, Jose Luiz Neto Perna, Alexandre Takei, Paulo Limarque, Neri Bonacina, Elvis Baltar e Jean Stelmach.

Mais notícias