Tecnologia: Mostra de Arte Digital começa hoje no MIS, confira o que vai rolar

Mostra foi criada para difundir conhecimentos e fomentar os diálogos artísticos e culturais entre o ambiente acadêmico e a comunidade.

Um novo mundo se abre para a população, um olhar artístico diferente, através da tecnologia e um leque de grandes possibilidades. Esta é a proposta da 2ª edição da Mostra de Arte Digital – MADi, que começa hoje, dia 03, no Museu da Imagem e do Som – MIS MS.

A MADi está inserida no cenário da Arte & Tecnologia e apresenta novas tendências da área, trabalhando a arte como linguagem. Na Mostra, o público terá acesso a muitas novidades, entre elas: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Instalação Artística Interativa, Videoarte, Lambes Interativos e Fotografia Sonora, uma coletânea de trabalhos produzidos pelos acadêmicos de graduação em Artes Visuais/FAALC/UFMS, em 2019.

Novas experiências

Além do processo de produção das obras estarem ligadas ao que há de mais novo em se tratando de tecnologia, a arte é usada para ser um meio possível de interação, vivências compartilhadas e coletivas. A ideia é proporcionar reflexões e gerar proximidade com o público, que será incluso a um universo lúdico, estético, participativo e interativo. Saiba quais serão as atrações:

“Lambes” são colagens aplicadas sobre prédios, postes e viadutos. Produzidos por meio de plataforma digital, expostos em grandes formatos e montados com páginas fracionadas, visa remeter diretamente ao processo de colagem de peças publicitárias, e se assemelham tanto aos cartazes quanto aos suportes dispostos na rua, os outdoors.

“Realidade Aumentada” são camadas virtuais sobre uma superfície. A intensão é expandi-la e torna-la híbrida, a partir do aplicativo ARTIVIVE.

“Vídeo Mapping” é a projeção de animações e vídeo sobre objetos, prédios, grafites, dobraduras, entre outras possibilidades. É a associação da imagem imaterial, realizada por meio da luz e o objeto material, que “dá vida” ao espaço.

A Videoarte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. O vídeo trabalha em uma concepção independente de uma linha de ações óbvias e esperadas, o que renova a experiência do observador, tornando-o ativo e co-criador.

Na tendência da arte e da tecnologia, a videoarte está se encaminhando, para instalações interativas. Alguns artistas aderiram a proporções cinematográficas para exibições de seus vídeos, usando como base, a estrutura daquele ambiente.

A Mostra foi contemplada pelo edital Profe/Proece/UFMS e é realizada também em parceria com a Associação Sul-Mato-Grossense de Arte Educadores (Asmae).

Serviço

MADi – Mostra de Arte Digital, 2ª edição
De 03/12/19 a  03/02/2020.
Horário de visitação: das 8 às 17 horas, com entrada gratuita.
MIS MS: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro (Fundação de Cultura, 3º andar)
Telefone: (67) 3316-9178.

Mais notícias