Professor de MS começou como açougueiro e lança livro de poesias autorais

Renato Novaes tem 23 anos e, além de professor em escolas do distrito de Anhanduí, é apaixonado por poesia

Trabalho, paixão pelo que faz e perseverança são os pilares que nos levam ao sucesso. Assim foram os anos do professor Renato Novaes, anhanduiense de 23 anos, que começou a vida profissional trabalhando em um açougue, depois em um mercado e agora lança seu primeiro livro de poesias autorais, “Poemas Sobre Tudo e Trechos”, no próximo dia 29 de novembro em Anhanduí.

Além da realização pessoal, o professor conta que outra de suas motivações para escrever a obra foi incentivar a nova geração para semear futuros novos escritores através da leitura, já que os jovens estão cada vez mais conectados em mídias sociais e deixando de lado essa parte tão importante.

“Além de ser um sonho que estou realizando, busco também incentivar essa nova geração a prática da escrita, ao gosto pela leitura e, principalmente, formar grandes cidadãos. A felicidade está nas coisas simples da vida”, conta o professor.

Renato conta em entrevista ao Jornal Midiamax que começou a escrever poemas ainda aos 10 anos de idade. Apesar de não tocar nenhum instrumento, sempre gostou muito de música e prestava atenção nas letras, verdadeiras poesias. Uma das primeiras influenciadoras da escrita, e futuramente da profissão, foi a professora do ensino fundamental e médio. O poeta até acrescentou no livro uma poesia em homenagem à inspiração.

“Renato se inicia nessa vereda de encantamentos que é o mundo das poesias e certamente será um caminho para a vida toda. Um caminho onde a palavra é o principal veículo que conduz a tantos olhares e leituras que transformam mundos em cenários lúdicos e coloridos que se chamam poemas e poesias”, comenta a poetisa Maria Claudia Pinto.

Trabalho, paixão pelo que faz e perseverança são os pilares que nos levam ao sucesso. Assim foram os anos do professor Renato Novaes, anhanduiense de 23 anos

A trajetória pessoal de Renato não foi tão fácil quanto aparenta, mas foi fundamental para o escritor perseverar em seu sonho. Cresceu na roça no interior do MS, e como o pai sempre trabalhou em fazenda, mudaram para a cidade quando começou o ensino médio. Na escola, sempre se destacou pelo gosto pela leitura e facilidade para produzir textos e poemas.

Já trabalhou em açougue e até mercado, o último conciliando trabalho e estudo até concluir a graduação em Letras. Agora em 2019, leciona há dois anos em Anhanduí e em uma extensão que fica cerca de 50 km da cidade.

Para o sonho de lançar um livro ser concretizado, o jovem contou com uma ajuda de mais de 400 amigos durante uma ação comunitária no dia 20 de outubro para arrecadar dinheiro para a publicação da obra. Entre as inspirações, o jovem diz se basear em acontecimentos cotidianos, frases, datas e pessoas especiais.

O livro, que compartilha conhecimentos do autor com as novas gerações de alunos nas escolas locais sobre assuntos do cotidiano através de poemas e poesias, será lançado no dia 29 de novembro, no Salão Paroquial em Anhanduí. Mais informações pelo telefone (67) 9800-7725 ou pelo Instagram @renato_novaes95.

Mais notícias