Nome Social: participantes do Enem 2019 devem solicitar o uso entre 20 e 24 de maio

Veja o que é necessário para fazer a solicitação

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que desejam utilizar o nome social durante a aplicação da prova terão entre os dias 20 e 24 de maio para fazer a solicitação no sistema do Enem. As provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro. Porém, antes de solicitar a mudança pelo nome social, o candidato deve realizar a inscrição que iniciará no dia 6 de maio e segue até às 23h59 do dia 17 do mesmo mês. A solicitação passa por analise e o resultado deve ser consultado na página do participante a partir do dia 10 de junho.

Para garantir direitos iguais a todos os participantes, o Inep instituiu o uso do atendimento pelo nome social no Enem, pata os participantes travestis e transexuais (pessoas que não se identificam com seu sexo biológico) e preferem ser chamadas pelo nome social. Isso possibilita a substituição do nome civil pelo social no cartão de inscrição e durante o período de realização da prova.

Como fazer a solicitação do nome social no Enem 2019

 

Na data prevista em Edital, o participante deve acessar o endereço <enem.inep.gov.br/participante> e apresentar documentos que comprovem a condição que o motiva. Os documentos necessários são:

  • Fotografia atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto.

Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Enem 2019

A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro em todas as regiões do país. Com o resultado da prova, o candidato pode ingressar no ensino superior com benefícios estudantis. Pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) é possível obter bolsas de estudos parciais ou integrais. Com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) funcionam como um empréstimo para utilizar durante a graduação, que serão quitados após a formação. Além disso, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a oportunidade de ingresso em universidades públicas. A nota do Enem também pode ser utilizada em universidades portuguesas, substituindo o vestibular.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Mais notícias