Integrantes da fanfarra de Escola Municipal estão ansiosos para desfile de Campo Grande

Os alunos treinaram durante todo o ano e esperam se apresentar para o prefeito

Os bumbos, surdos e pratos da fanfarra da Escola Municipal Maestro João Correia Ribeiro já estão aquecidos para a apresentação no desfile, na próxima segunda-feira (26), em comemoração aos 120 anos de Campo Grande. Após uma rotina intensa de ensaios no decorrer do ano, a banda composta por 25 alunos está preparada para tocar o hino da cidade quando parar em frente ao palaque do Prefeito.

Atualmente comandada pelo professor Rafael da Silva Santos Mendes, a fanfarra é composta por alunos do 3º ao 9º ano, que se dividem entre bumbo, caixa, lira, prato e surdo. Os estudantes do período matutino aproveitam o contraturno da aula para ensaiar, pelo menos, uma vez na semana. Para o desfile do próximo sábado, os músicos intensificaram os encontros e não escondem a ansiedade de ficarem frente a frente com o prefeito Marquinhos Trad.

Integrantes da fanfarra de Escola Municipal estão ansiosos para desfile de Campo Grande

No percurso de aproximadamente 15 minutos, do ponto de largada até o palco das autoridades, o grupo escolar vai tocar o famoso “Parabéns”, “Asa Branca, “Hino da Alegria”, “Balão Mágico” e “Hino de Campo Grande”.

O caçulinha da trupe, Pedro Chaves Gonçalves de 9 anos, fica gigante quando começa a tocar o surdo. Apesar da pouca idade, comparada com os demais integrantes, o estudante do 4º ano se destaca pela dedicação e comportamento nos ensaios. O pequeno vai desfilar pela primeira vez na fanfarra e conta que mesmo sabendo tocar ainda está nervoso.

Integrantes da fanfarra de Escola Municipal estão ansiosos para desfile de Campo Grande

Um dos integrantes destaques, Guilherson Gabriel, de 14 anos, tem alma de artista. Apesar de tocar lira na fanfarra, o jovem multi-instrumentista também é cantor e já participou até de programas de TV como o The Voice Kids, na Rede Globo, em 2017. O estudante do 9º ano é veterano nos desfiles do aniversário da cidade e vai se apresentar vestindo o uniforme da Escola pela 3ª vez este ano.

“Já desfilei outras vezes, mas mesmo assim me dá ansiedade”, brinca.

Fanfarra

Rafael conta que a banda nasceu, em 2012, no Programa Mais Educação. O professor assumiu o comando da fanfarra há 2 anos e mantém uma rotina de ensaio todas as terças-feiras, das 13h às 15h30. Os integrantes treinam 2 repertórios, divididos para apresentações em desfiles e palanques.

 

Mais notícias