Estudantes de jornalismo criam site que esclarece dúvidas sobre o câncer

Projeto fez parte de um Trabalho de Conclusão de Curso

Estudantes do 8º período do Curso de Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) criaram um site que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer. A iniciativa recebeu o nome “Câncer em Pauta” e disponibiliza conteúdos informativos sobre os mais diferentes tipos de tumores. O site foi lançado no último dia 11, no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios do UNIPAM (oCEANo), e contou com a presença de representantes das entidades assistenciais e autoridades locais.

Na plataforma online, os visitantes podem encontrar textos e vídeos a respeito do tratamento da doença e, também, mensagens motivacionais como depoimentos de pessoas que venceram o câncer. Além disso, o internauta pode interagir enviando dúvidas que podem ser transformadas em novas matérias. O projeto foi criado pelos estudantes Jhennifer Rayane, Isabela Teixeira, Isadora Tavares, Julliane Souza e Lélis Félix, que desenvolveram o site como produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação da professora Laryssa Caixeta.

Equipe Câncer em Pauta – Foto: Divulgação

A ideia surgiu a partir da sugestão da graduanda Isadora Tavares, que acompanhou todo o processo quimioterápico da sua mãe, diagnosticada com câncer de mama. A família não sabia lidar com a situação, pois tinha poucas informações sobre a doença. Então, movida pela necessidade de compartilhar conhecimento com pacientes e familiares que vivem o mesmo processo, Isadora sugeriu ao seu grupo de TCC que fizessem um trabalho com essa temática. Os colegas acataram a ideia e dedicaram o primeiro semestre deste ano para as pesquisas. “A maioria das matérias surgiu das dúvidas de pacientes. Pretendemos continuar e levar mais informações até as pessoas”, declara Isadora.

A iniciativa dos estudantes reforça a habilidade do jornalista de estar apto às diversas áreas que o profissional pode atuar, sejam elas cultura, educação, hard news ou saúde, por exemplo. Durante o curso de Jornalismo, que tem duração de quatro anos, os estudantes costumam ser incentivados a desenvolver a técnica da investigação para que tenham maior poder de apuração e atuação de maneira assertiva na área.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Mais notícias