Em exposição no MARCO, os sentidos enxergam além do que se vê

Na Exposição Design Supapo Criativo, deficientes visuais conhecem as obras sensorialmente.

A Exposição Supapo Design Criativo, por Luciana Teixeira, não se restringe à apenas os deficientes visuais, mas lá existe o convite para quem enxerga, vedar os olhos e deixar apenas os sentidos experimentarem um rápido passeio por texturas, materiais, aplicações…

Essa foi a forma que a Arquiteta e Designer criou para apresentar suas peças, oferecendo um passeio sensorial pelas matérias primas que usou na concepção de sua linha de mobilário. No vídeo em destaque, ela conta sobre a ideia de fazer uma exposição “de experiência” e sobre a importância de sentir, tocar e se desconectar da visão para vivenciar novas experiências.

A exposição usa o design como linguagem e traz a identidade sul-mato-grossense como referência. As presenças do indígena, do sertanejo, do caipira, do metropolitano, nos materiais e nas texturas regionais, como o couro, a pena, a palha, podem ser apreciadas (visual ou sensorialmente) no Museu de Arte Moderna MS(MARCO) até o dia 30 de novembro.

Luciana Teixeira e os integrantes do I.S.M.A.C. tateando uma de suas obras (Foto: Leandro Marques)

A experiência

Como participante, embarquei na experiência sensorial proposta. Antes mesmo de olhar a parede onde estão disponíveis as texturas, já coloquei o tapa-olhos e comecei a passear os dedos, sentindo cada material. Com os olhos fechados, a conexão com a peça aumenta, é possível sentir os poros do couro, a suavidade das penas, a maciez do veludo…

Depois, você é convidado a entrar na exposição, onde é possível conferir a beleza e contemporaneidade das criações de Luciana Teixeira. Belos de olhar, de sentir, confortáveis para se ter e bem sul-mato-grossenses para se orgulhar. O trabalho da Designer é genuíno, orgânico e encantador. Ainda quero uma poltrona ROQUEEENROUUU para chamar de minha!

Sônia Caldart experimenta uma criação de Luciana Teixeira (foto: Leandro Marques)

Sobre como é apenas sentir, tive uma grata conversa com a apresentadora de TV, Sônia Caldart. No vídeo ela conta que há 12 anos começou a perder a visão e hoje, 99,9% deficiente visual, ela não perde o bom humor e conta sobre sua situação de forma leve, simpática, com aqueles olhos claros e lindos, que há anos brilha na televisão.

Outra surpresa foi a visita de alguns integrantes do I.S.M.A.C.,  o Instituto Sul-mato-grossense de Cegos Florivaldo Vargas, que estavam lá a convite de Luciana Teixeira, para terem o contato de perto com as peças expostas. Eles puderam conhecer de forma tátil todas as formas, tecidos e materiais, recriando em suas mentes tudo o que foi vivenciado, trabalhando suas memórias visuais e afetivas.

Aperte o PLAY e veja o vídeo!

 


Supapo Design Criativo por Luciana Teixeira

De 29 de outubro a 30 de novembro
No  Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO)
Rua Antônio Maria Coelho, 6000

A entrada é gratuita.

Mais notícias