Notícias de Mato Grosso do Sul e Campo Grande

Artesanato: 5 brinquedos divertidos para criançada fazer nas férias

Chocalho, boliche e jogo da velha são algumas opções

Janeiro é marcado pelas férias escolares e os pais precisam entreter a criançada em casa. Uma maneira criativa e econômica de se divertir é fazer atividades envolvendo a reciclagem como brinquedos com garrafas pets, papelão e caixa de ovo.

Pensando na hora do lazer, o Jornal Midiamax reuniu 8 brinquedos para a criançada confeccionar e soltar a imaginação. Os materiais são facilmente encontrados em casa ou podem ser adquiridos na papelaria de qualquer bairro. Confira!

1 – Chocalho

Qual criança não gosta de fazer barulho? Uma garrafa pet pode se transformar em um lindo chocalho para estimular e desenvolver as habilidades musicais dos pequenos.

Materiais:
Garrafa plástica
Tinta guache
Grãos de feijão, milho, arroz ou pequenas pedrinhas
Fita adesiva colorida
Tesoura sem ponta

Como fazer:
Para ficar ainda mais colorido, você precisa pintar os grãos com diferentes cores e esperar secar. Enquanto espera, corte o meio da garrafa (para deixa-la menor) e guarde o fundo e o gargalo. Una novamente as partes da garrafa com fitas adesivas coloridas e coloque os grãos secos dentro dela. O brinquedo pode ser feito com diversos tamanhos de garrafas e grãos diferentes para ter outros tipos de sons.

 

Foto: Casa do Brincar.com

2 – Boliche criativo

Ainda na onda das garrafas plásticas, os recipientes podem virar um divertido jogo de boliche para toda a família brincar.

Materiais:

6 ou 12 garrafas plásticas

Papel sulfite branco

Tinta guache

Papel colorido (ou água misturada com um pouco de tinta guache)

Tesoura sem ponta

Cola branca

Bolinha de plástico

Como fazer:

Comece desenhando olhos e bocas de diferentes expressões no papel sulfite e depois pinte e recorte. Cole um olho e uma boca em cada garrafa já limpa e sem o rótulo. Após a cola secar, encha as garrafas com pedaços de papel colorido ou com um pouco de água colorida com tinta guache.  Depois de pronto é só pegar a bolinha de plástico e chamar a turma para a brincadeira.

Foto: Artesanato Brasil.net

3 – Jacaré

Esse temido animal vive aparecendo em cidades próximas ao Pantanal, mas pode virar brinquedo na mão das crianças com a réplica feita em papelão. Com rolo de papel higiênico e caixas de papelão os pequenos vão adorar criar um jacaré super fofo!

Materiais:

2 caixas de sapatos do mesmo tamanho (de preferência estreitas)

4 rolos de papelão de papel higiênico

2 caixas de ovos vazias

Tinta acrílica verde

Tesoura sem ponta

Cola quente

Cola branca

Olhos móveis de plástico

Feltro (verde, branco e vermelho)

Como fazer:

Um pouco mais elaborado que os brinquedos acima, o jacaré precisa ser criado aos poucos. Primeiro, pinte as duas caixas de sapatos, os rolos de papel higiênico e as caixas de ovos com a tinta acrílica verde.

Para a cauda, recorte as partes da caixa onde ficam os ovos, encaixe uma dentro da outra e una com cola quente. Desenhe as patas e os dedos no feltro verde, recorte e cole com cola quente.

Pegue uma caixa de sapato e corte ao meio, depois cole a metade da caixa (com a abertura para frente) na outra caixa de sapatos, de forma para criar o corpo e a cabeça do jacaré. Pegue a outra caixa de ovo e cole em cima do “corpo” no jacaré para criar as “escamas”. Corte os excessos.

Corte duas das “escamas” da caixa de ovo e cole na cabeça do animal para fixar os olhos com cola quente. Depois, cole os tubos de papel higiênico para fixar as pernas. Na cabeça cole os dentes e a língua.

4 – Jogo da memória

O clássico jogo da memória é ideal para exercitar a mente da criançada. Com cartolinas e palitos de picolé o brinquedo pode ficar ainda mais interessante.

Materiais:

Cartolinas coloridas

Cola branca

Palitos de picolé

Como fazer:

Corte cartolinas coloridas em formato de picolé e depois cole o palito em cada uma. Com as outras folhas coloridas, desenhe e recorte bolas, traços ou desenhos para enfeitar seus picolés em uma das frentes. Nesta etapa, você pode soltar a imaginação. Depois de pronto, basta escrever (do outro lado) um sabor delicioso de picolé. Não esqueça de confeccionar um número par de picolés e escrever 2 sabores de cada.

 

Foto: Pinterest

 

5 – Jogo da velha

O jogo da velha é ideal para desenvolver o raciocínio lógico entre os pequenos. Esse brinquedo, fácil de manusear, pode ser levado para qualquer canto para diversão da criançada.

Materiais:

Bandeja grande de isopor
20 tampinhas plásticas divididas em 2 cores diferentes
Fita isolante

Como fazer:

Corte a fita isolante em 4 tiras e cole 2 no sentido horizontal e 2 no vertical para formar o tabuleiro. Depois é só dividir as tampinhas entre os participantes e começar a disputa.

Foto: Pinterest
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...