Arca prepara programação especial para Semana Nacional do Arquivo

Visitantes poderão participar de palestras, rodas de conversas e exposições

Ainda pouco conhecido pela sociedade em geral, o Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) reúne preciosidades em forma de textos, revistas e fotografias que guardam a memória da cidade desde 1.910. A partir da próxima segunda-feira (3), iniciam as celebrações em alusão à 3ª edição da Semana Nacional do Arquivo. Com o tema “desenhando os arquivos”, a programação gratuita engloba palestras, rodas de conversa e exposições na Capital.

Para realização do evento, o Arca conta com o incentivo do Arquivo Nacional. A temática deste ano representa uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos materiais e de seus espaços.

O acervo normalmente é procurado por professores e pesquisadores. Segundo a Gerente de Patrimônio Cultural da Sectur, Lenilde Ramos, é possível revisitar a história de Campo Grande através dos jornais arquivados no local de 1944 a 2006. Edições do Jornal do Comércio, O Matogrossense, Diário da Serra e Jornal da Manhã são algumas das relíquias disponíveis para leitura dos visitantes.

A Semana Nacional do Arquivo pretende integrar a sociedade e promover um sentido de pertencimento.

“Nosso objetivo é fazer um papel de difusor de conhecimento, de formação histórica e documental para a cidade. Essa semana de exposições acontece justamente para mostrar à sociedade que o arquivo é de todos, é da cidade e é um bem valioso, onde as pessoas vão encontrar a nossa história, e a da nossa capital,” explica a gestora da unidade, Rosilene de Melo Oliveira

Programação:

A abertura do evento, no dia 3 de junho na sede do Arca, contará com palestra e roda de conversa com profissionais ligados à área de comunicação e cultura.

Nos dias 3 e 4 de junho, será realizada capacitação dos servidores do Arca e exposição de banners com a temática “Campo Grande e sua História” na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Já entre os dias 5 e 15 de junho, as exposições acontecem nos shoppings Pátio Central e Bosque dos Ipês, que receberão materiais fotográficos do arquivo histórico.

Os visitantes que prestigiarem as exposições terão a oportunidade de conhecer e interagir com o acervo exposto por meio do aplicativo “HP Reveal – Aurasma”. Na imagem sinalizada, a pessoa poderá visualizar através do programa de celular como está o local na atualidade.

O Arca é uma unidade cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur, criado pelo decreto no 6350 de 19 de agosto de 1991.

Serviço

O Arca está localizado na Rua Pedro Celestino, 1378 – Centro.