Aprenda truques para driblar os desconfortos causados pelo clima seco

A falta de chuva pode desencadear problemas respiratórios e inflamações

A seca que atinge Campo Grande provoca desconforto e gera inúmeras consequências para o organismo. Em tempos onde nem a dança da chuva adianta, o ideal é que algumas medidas sejam tomadas para evitar os males do clima seco como problemas respiratórios, dores de cabeça e irritação no nariz, olhos e garganta.

Com a baixa umidade do ar, pessoas com problemas respiratórios sofrem ainda mais com as reações incômodas. Alguns truques simples podem amenizar e até evitar os efeitos da seca.

Hidratação

Parece uma atitude simples, mas muitas pessoas deixam de ingerir água durante o dia. A hidratação é o cuidado mais básico que deve ser tomado principalmente por crianças e idosos. A água mineral pode ser substituída pela água de coco e suco de fruta natural. O indicado é beber cerca de 2,5 litros ao dia.

Colírio e soro

Lavar as narinas como soro fisiológico ajuda a diminuir a irritação. Para fazer efeito, a lavagem deve ser feita com solução fisiológica e não água pura ou soro caseiro. Os colírios lubrificantes, do tipo lágrimas artificiais, são aliados para evitar que a sensação de olho seco.

Umidificação

Para ter um sono tranquilo, o ideal é dormir em um local umidificado e arejado. Caso não tenha um aparelho de vaporização em casa, o ambiente pode ser umidificado com bacias de água e toalha molhadas.

Pele

Os cremes hidratantes devem ficar na cabeceira da cama em dias de baixa umidade do ar. Para evitar o ressecamento da pele, os banhos quentes e longos devem ser evitados. Hidratantes e filtros solares estão liberados para deixar a pele macia e saudável.

 

 

Mais notícias