Afinar o rosto pode ser fácil com alguns truques de maquiagem

Não precisar ser profissional em maquiagem para conseguir o resultado desejado

Com alguns produtos e pequenos truques de maquiagem é possível afinar o rosto, até para quem não possui muita intimidade com o pincel. Sem precisar acessar vídeos complicados de tutoriais na internet, o segredo, segundo o make up designer Anderson Bueno, é alternar entre tons claros e escuros para criar efeito de luz e sombra.

Se o objetivo é afinar o rosto, o contorno é a opção ideal para criar o toque natural. O portal PurePeople, em conversa com Anderson Bueno, explicou passo a passo de como fazer uma maquiagem impecável com algumas dicas fáceis.

Preparo da pele

O primeiro passo para fazer o contorno, conforme divulga o site, é higienizar a pele com sabonete e/ou tônico. Para o maquiador, só isso já basta. O uso de hidratante por baixo da maquiagem, geralmente indicado para deixar a base mais fluida e com uma aparência leve, não é recomendado pelo especialista: ele pode interferir na durabilidade da produção. A dica é priorizar maquiagens que já são hidratantes ou vêm com filtro solar.

Escolha produtos certos

Saber quais são os pincéis ideais para a técnica faz toda a diferença na hora de fazer o contorno. O expert aconselha usar dois formatos distintos: língua de gato e Kabuki (ou algum outro de fibra dupla). O primeiro é ideal para aplicar o produto, enquanto os demais são úteis para esfumar. Em relação às bases, Anderson tem preferência pelas compactas (Duo Cake ou Paint Stick), mas assegura que os modelos líquidos também cumprem a função e entregam o efeito desejado.

Tons claros e escuros

O profissional explica que os produtos usados precisam se aproximar o máximo possível da verdadeira cor de pele da pessoa. O objetivo é alternar o contorno do rosto entre tons claros e escuros que irão, respectivamente, iluminar/ressaltar as áreas escolhidas e aprofundar regiões específicas – criando um efeito de luz e sombra.

Destaque as maçãs dos rosto

Segundo o site especializado, o fundamental é focar nas têmporas e na região entre o osso zigomático e o maxilar (as famosas maçãs do rosto) ao fazer o contorno. Para chegar ao resultado ideal e conseguir um rosto mais fino, é fundamental investir nesses três pontos. Por outro lado, para quem busca um aspecto mais natural, a dica do expert é dar um leve destaque às maçãs – seja no rosto quadrado, redondo ou oval.

Lugares certos

Tons claros devem ser aplicados na testa, no centro do nariz e no queixo. Os mais escuros, por sua vez, funcionam bem nas têmporas, maçãs do rosto e laterais do maxilar. O Pure People ainda ressalta que esses devem ser um ou dois tons acima – isto é, mais escuros – que a cor da sua pele.

Mais notícias